Prédio desaba em Recife (PE) e deixa moradores soterrados; uma morte foi confirmada

Segundo os bombeiros, ainda não se sabe o número exato de vítimas e há crianças entre os desaparecidos

Hannah Franco
fonte

Na manhã desta sexta-feira (7) um prédio desabou no bairro do Janga, localizado em Paulista, região metropolitana do Recife. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, há pelo menos 19 vítimas. Uma pessoa morreu e duas foram resgatadas com vida até o momento. Ainda há 16 moradores sob os destroços, incluindo crianças.

Por enquanto, seis sobreviventes, entre elas uma adolescente e uma mulher, foram resgatadas com vida. Ambas sofreram fraturas durante o incidente. A jovem de 15 anos foi encontrada sob os destroços e rapidamente foi encaminhada ao Hospital da Restauração de Recife. Seu quadro de saúde é estável.

A segunda vítima resgatada dos escombros, uma mulher de 65 anos, foi conduzida ao Hospital Miguel Arraes por conta de um politraumatismo. Após passar por exames, seu estado de saúde é considerado estável, e está aguardando transferência para outra unidade hospitalar.

Além delas, mais quatro pessoas sofreram ferimentos leves e foram encaminhados para o mesmo hospital. A equipe médica disse que essas pessoas devem receber alta até o final do dia.

A operação de resgate conta com 50 profissionais do corpo de bombeiros e 40 voluntários. Além disso, cães farejadores estão contribuindo na missão de localizar mais pessoas nos escombros.

O incidente de desabamento aconteceu às 6h10. O edifício está localizado na rua Dr. Luiz Inácio de Andrade Lima e faz parte do Conjunto Beira-Mar. Conforme relatado pelos bombeiros, um dos blocos desmoronou por completo, enquanto o outro sofreu danos parciais.

VEJA MAIS

image Asfalto se abre em avenida e carro de aplicativo é engolido por cratera; veja como ficou
O acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira (3) na Avenida Recife

image Prédio desaba em Olinda deixando uma pessoa morta e outras quatro feridas
Os Bombeiros ainda não sabem o que causou a queda do edifício. O imóvel já havia sido interditado pela Defesa Civil municipal

image Corpo de Bombeiros resgata cadela que ficou presa após desabamento parcial de prédio em Pernambuco
“Bela” estava no terceiro andar do imóvel; ela já foi avaliada por veterinários de uma clínica móvel da prefeitura

O edifício já havia sido oficialmente interditado por uma ordem judicial em 2010, porém foi reocupado em 2012.

Em 2018, uma inspeção foi realizada e confirmou a necessidade de interdição do local, no entanto, os moradores permaneceram no edifício. Não há informações sobre a participação desses moradores em programas habitacionais ou se estavam recebendo algum tipo de suporte para deixarem a área de risco.

Esse tipo de construção, popularmente conhecido como "prédio caixão", possui um térreo e três andares, com quatro apartamentos em cada pavimento. 

Desabamento em Olinda

No mês de abril deste ano, ocorreu outro trágico desabamento em Pernambuco. O Edifício Leme, localizado no Jardim Atlântico, em Olinda, também desabou parcialmente.

O trágico incidente resultou na morte de seis pessoas e cinco feridos. O edifício já havia sido interditado desde 2000, devido a problemas de segurança na estrutura. No entanto, foi posteriormente reocupado.

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL