Prédio desaba em Recife (PE) e deixa moradores soterrados; uma morte foi confirmada
Segundo os bombeiros, ainda não se sabe o número exato de vítimas e há crianças entre os desaparecidos
Na manhã desta sexta-feira (7) um prédio desabou no bairro do Janga, localizado em Paulista, região metropolitana do Recife. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, há pelo menos 19 vítimas. Uma pessoa morreu e duas foram resgatadas com vida até o momento. Ainda há 16 moradores sob os destroços, incluindo crianças.
Por enquanto, seis sobreviventes, entre elas uma adolescente e uma mulher, foram resgatadas com vida. Ambas sofreram fraturas durante o incidente. A jovem de 15 anos foi encontrada sob os destroços e rapidamente foi encaminhada ao Hospital da Restauração de Recife. Seu quadro de saúde é estável.
A segunda vítima resgatada dos escombros, uma mulher de 65 anos, foi conduzida ao Hospital Miguel Arraes por conta de um politraumatismo. Após passar por exames, seu estado de saúde é considerado estável, e está aguardando transferência para outra unidade hospitalar.
Além delas, mais quatro pessoas sofreram ferimentos leves e foram encaminhados para o mesmo hospital. A equipe médica disse que essas pessoas devem receber alta até o final do dia.
A operação de resgate conta com 50 profissionais do corpo de bombeiros e 40 voluntários. Além disso, cães farejadores estão contribuindo na missão de localizar mais pessoas nos escombros.
O incidente de desabamento aconteceu às 6h10. O edifício está localizado na rua Dr. Luiz Inácio de Andrade Lima e faz parte do Conjunto Beira-Mar. Conforme relatado pelos bombeiros, um dos blocos desmoronou por completo, enquanto o outro sofreu danos parciais.
VEJA MAIS
O edifício já havia sido oficialmente interditado por uma ordem judicial em 2010, porém foi reocupado em 2012.
Em 2018, uma inspeção foi realizada e confirmou a necessidade de interdição do local, no entanto, os moradores permaneceram no edifício. Não há informações sobre a participação desses moradores em programas habitacionais ou se estavam recebendo algum tipo de suporte para deixarem a área de risco.
Esse tipo de construção, popularmente conhecido como "prédio caixão", possui um térreo e três andares, com quatro apartamentos em cada pavimento.
Desabamento em Olinda
No mês de abril deste ano, ocorreu outro trágico desabamento em Pernambuco. O Edifício Leme, localizado no Jardim Atlântico, em Olinda, também desabou parcialmente.
O trágico incidente resultou na morte de seis pessoas e cinco feridos. O edifício já havia sido interditado desde 2000, devido a problemas de segurança na estrutura. No entanto, foi posteriormente reocupado.
*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA