MENU

BUSCA

Deputada federal faz requerimento para incluir livro 'Ainda Estou Aqui' na rede pública de ensino

Se o pedido for aceito pelo Ministério da Educação (MEC), "Ainda Estou Aqui" poderá ser disponibilizado de forma sistemática e utilizado nas salas de aula das redes federal, estaduais, municipais e distrital de ensino

Pedro Garcia

Luciene Cavalcante (PSol), deputada federal por São Paulo, protocolou um pedido na última quarta-feira (8) para incluir o livro "Ainda Estou Aqui", de Marcelo Rubens Paiva, no Programa Nacional do Livro Didático Literário (PNLD). Este programa é responsável por definir quais obras serão adquiridas e distribuídas gratuitamente nas escolas públicas de todo o Brasil.

Se o pedido for aceito pelo Ministério da Educação (MEC), "Ainda Estou Aqui" poderá ser disponibilizado de forma sistemática e utilizado nas salas de aula das redes federal, estaduais, municipais e distrital de ensino. A inclusão da obra no PNLD permitirá que mais estudantes tenham acesso.

VEJA MAIS

Sessão especial de 'Ainda Estou Aqui' é cancelada devido a incêndios nos Estados Unidos
Renomado cineasta Guillermo del Toro seria o mediador da sessão, que representava uma estratégia da Sony para impulsionar a campanha do filme para o Oscar 2025

Atriz vencedora do Oscar, Jamie Lee Curtis chama 'Ainda Estou Aqui' de 'obra-prima'; entenda
Curtis venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo, em 2022

No requerimento apresentado ao MEC, a deputada sustenta que a obra de Rubens Paiva pode incentivar debates interdisciplinares envolvendo literatura, sociologia e história. Além disso, ela destaca que o livro aborda temas transversais como direitos humanos e cidadania, incentivando discussões relevantes entre os alunos.

Luciene Cavalcante ressalta que "Ainda Estou Aqui" apresenta uma narrativa sensível e profundamente humana, tratando de questões como memória, família, superação e os desafios enfrentados por pessoas com deficiência. O autor constrói um relato autobiográfico e histórico que propicia a discussão de questões contemporâneas e históricas do Brasil.

A deputada menciona ainda que a obra aborda o impacto da ditadura militar e as lutas por justiça e igualdade, temas que são essenciais para a formação crítica dos estudantes. 

*(Pedro Garcia, estagiário de jornalismo, sob supervisão de Felipe Saraiva, editor web de OLiberal.com)

Brasil