Cosme e Damião: saiba o motivo de serem dados doces no dia dos padroeiros
O hábito de distribuir bombons está longe da história dos dois irmãos
O Dia de Cosme e Damião é muito conhecido e lembrado pelas pessoas devido ao hábito de distribuir doces. Mas, o que poucas pessoas sabem, é que esse ato passa longe da história dos dois irmãos. As informações são do UOL.
"Nas religiões afro-brasileiras, eles são sincretizados com entidades infantis. E, para eles, é celebrado o dia em 27 de setembro. Como são associados a crianças, se distribui doces para lembrar que as crianças gostam de doces", explica o frei Luiz Antônio Pinheiro, professor da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Minas Gerais.
O orixá que costumeiramente é sincretizado com São Cosme e São Damião é Ibeji, divindade que é representada por irmãos gêmeos.
"Na época da colônia, o catolicismo era imposto a índios e negros, então uma forma de camuflar era venerar as entidades com as imagens de santos católicos. E isso aconteceu com Cosme e Damião, que foram identificados com orixás crianças, muito alegres. E isso ficou associado a festas e doces, principalmente no Nordeste", conta Pinheiro.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA