Correios aumenta prazo para voluntários participarem da campanha de arrecadação de presentes
Os interessados podem adotar as cartinhas do "Papai Noel dos Correios" até o dia 20
Os Correios decidiram estender o prazo para participação na campanha “Papai Noel dos Correios” até o dia 20 de dezembro. O intuito é aumentar o número de cartas adotadas pelos voluntários. Antes, os voluntários precisariam entregar os presentes até15 de dezembro. Dentre os presentes mais citados pelas crianças estão boneca, carrinho, bola, roupa e sapato.
Segundo o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, a meta para este ano é chegar à marca de 100% de adoção das cartas. Até o momento, das 237 mil cartas recebidas e cadastradas, 134 mil foram adotadas. “É um número significativo, mas ainda precisamos correr para atender a nossa meta”, disse. Em 2022, foram disponibilizadas 252 mil cartas, das quais 187 mil foram adotadas.
Os Correios garantem que, mesmo com a ampliação do prazo, os presentes serão entregues até o Natal. O estado de São Paulo é o que registra o maior número de cartas ainda disponíveis para adoção: 26 mil. Em seguida, aparecem Bahia (12 mil), Minas Gerais (9 mil), Mato Grosso (6 mil), Alagoas (5 mil) e Rio de Janeiro (4,5 mil).
VEJA MAIS
Campanha é realizada há 34 anos
Há mais de três décadas a empresa promove a iniciativa. Ela iniciou a partir de uma ação solidária dos funcionários dos Correios. Os carteiros se mobilizaram para atender aos pedidos das crianças, após ver as cartinhas que elas deixavam nas caixas de correio endereçadas para o Papai Noel. Um tempo depois, a empresa criou um programa corporativo para disponibilizar as cartas para adoção por toda a sociedade.
O projeto tem como público-alvo crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em situação de vulnerabilidade social, de escolas públicas, creches e orfanatos. Em parceria com as escolas, a campanha também tem caráter pedagógico, ao treinar a redação de cartas por parte das crianças.
A diretora de Governança e Estratégia da estatal, Juliana Picoli Agatte, conta que os pedidos das crianças na maioria são simples, e a adoção das cartinhas faz bem também para quem presenteia. “Às vezes, parece difícil despender um tempo do seu dia para comprar um presente, mas vale a pena parar um momento, é gratificante. Isso é bom para a gente também", afirma.
Como participar
Para participar de forma voluntária da campanha, basta adorar uma cartinha diretamente na agência dos Correios ou pelo site da empresa. Depois, é só embalar o presente e colocar a etiqueta com os dados da criança e entregar em um dos pontos de coleta. Os Correios garantem a entrega do presente para todas as crianças contempladas. Empresas e instituições também podem ser voluntários do ato solidários, para isso é necessário entrar em contato com os Correios para adotar lotes de cartinhas ou realizar doação de brinquedos.
“A gente costuma dizer que, com o calor que está, o Papai Noel precisou de um reforço, e os nossos amarelinhos estão nas ruas fazendo a entrega também”, explicou Fabiano Silva dos Santos,
(*Kamila Murakami, estagiária de jornalismo sob a supervisão de Hamilton Braga, coordenador do núcleo de Política)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA