MENU

BUSCA

Cliente viraliza após alegar erro em pesagem de alimentos e é reembolsada

Na publicação, que já alcançou 1,9 milhão de visualizações no X, a consumidora faz um alerta para que outros clientes prestem atenção no momento da compra

Luciana Carvalho

Uma cliente relatou, em um vídeo no TikTok, que comprou frutas e verduras em um mercado no Rio Grande do Sul e que o peso dos alimentos estava inferior ao registrado na balança do estabelecimento. A desconfiança surgiu ao notar que uma cabeça de alho etiquetada marcava 400 g (R$ 13). Ao chegar em casa, a cliente, identificada como Duda, pesou todos os itens em sua balança e confirmou uma diferença de quase 240 gramas a menos.

Na publicação, que já alcançou 1,9 milhão de visualizações no X, a consumidora faz um alerta para que outros clientes prestem atenção no momento da compra, já que só percebeu o erro em casa. O vídeo mostra o processo de pesagem e a confirmação da suspeita. "Não prestei atenção lá, me liguei só em casa. Cheguei e pesei tudo. Todas as frutas e verduras têm entre 230 e 240 gramas a mais. É isso, gente, prestem atenção e cuidado", disse Duda no vídeo.


Após a repercussão, Duda compartilhou um segundo vídeo com o desfecho da situação. Ela retornou unidade ao mercado Bourbon Zaffari com os produtos e o Bourbon Zaffari confirmou que a balança estava com defeito, reembolsando o valor de R$ 28, correspondente à diferença da compra anterior.

VEJA MAIS

'Black Fraude': vítima de oferta falsa? Veja o que fazer para evitar prejuízos
Especialista em Direito do Consumidor dá dicas para identificar promoções reais, evitar fraudes e garantir os direitos nas compras online e presenciais

Black Friday: especialistas orientam sobre direitos do consumidor e prevenção contra golpes
Cuidados servem para lojistas e consumidores

Posicionamento do Grupo Zaffari

Em nota, o Grupo Zaffari informou que "os procedimentos de pesagem de alimentos em todas as 41 lojas de sua rede supermercadista são realizados rigorosamente dentro da legislação". A empresa afirma que os equipamentos são aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), exibindo o selo do órgão e possuindo lacres invioláveis, conforme estabelecido por lei.

Ainda segundo a nota, "as balanças são unicamente acessadas pela Toledo do Brasil, fornecedora de reputação internacional credenciada pelo Inmetro. Portanto, a empresa não possui acesso ao equipamento nem autonomia para realizar reparos, manutenção ou qualquer tipo de interferência".

Brasil