Cavalo que puxava carroça cai de exaustão e sofre maus-tratos
As imagens mostram o momento em que o animal desaba por conta do esforço para puxar o transporte de carga
Um vídeo divulgado nas redes sociais flagrou um episódio cruel e, infelizmente, ainda muito comum em muitas cidades do País. Nas imagens, um cavalo aparece caído no meio da rua e três homens tentam fazê-lo se levantar para continuar a puxar uma carroça.
VEJA MAIS
O vídeo foi gravado na última quarta-feira (24) por moradores de Santa Maria, região administrativa do Distrito Federal. As imagens foram encaminhadas à Polícia Civil (PCDF) e um boletim de ocorrência foi aberto para que o caso seja investigado.
Pelo registro não é possível saber há quanto tempo o animal estava exposto ao trabalho de tração e nem o que teria sido obrigado a carregar até o momento em que caiu, visivelmente exausto, ao chão.
Segundo a advogada do Fórum Animal no Distrito Federal, Ana Paula de Vasconcelos, o uso de animais em veículos de tração, como carroças, é proibido desde 2019. “No caso em questão, nós temos ainda o crime de maus-tratos a animais, cuja pena, por se tratar de um cavalo, pode variar de três meses a um ano de prisão. A lei que regula esses crimes é a 9.605 de 98, isso é o artigo 32”, completa a advogada.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA