Caranguejo em pista de pouso faz avião arremeter em aeroporto; vídeo

O comandante diz ainda que a torre de controle obrigou a aeronave a arremeter para que uma equipe do aeroporto fizesse uma vistoria no local

Luciana Carvalho
fonte

Um avião precisou arremeter em um Aeroporto de Vitória, no Espírito Santo, nesta segunda-feira (20). O motivo: caranguejos na pista. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a asa da aeronave com a voz do comandante ao fundo, que comunica os passageiros sobre o ocorrido.

"Boa noite, senhoras e senhores passageiros, aqui é o comandante falando. Infelizmente, não foi possível o nosso pouso em Vitória. Acredite se quiser, a aeronave que pousou um pouco a nossa frente reportou uma quantidade absurda de caranguejos na pista [risos], acredite se quiser", disse.

A arremetida é uma manobra em que o avião interrompe a aproximação quando está prestes a pousar, tecnicamente, é chamada de "procedimento de aproximação perdida".

O comandante diz ainda que a torre de controle obrigou a aeronave a arremeter para que uma equipe do aeroporto fizesse uma vistoria no local e o recolhimento dos animais.

VEJA MAIS

image Milhões de caranguejos invadem estradas durante período de migração
Caranguejos vermelhos saem de diversos pontos em direção ao mar para acasalar e depositar ovas.

image Mais de 8 mil caranguejos são resgatados durante operação de defeso no nordeste do Pará
Objetivo da ação é proibir a captura, transporte, beneficiamento, a industrialização e comercialização do animal durante o período de “andada”, momento em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos

image Cerca de três mil caranguejos são apreendidos na região de Castanhal
Fiscais da Adepará interceptaram dois veículos de passeio que transportavam os animais de forma irregular, descumprindo o período de defeso

"Então, daqui a 10 a 15 minutos, receberemos autorização para prosseguir no pouso em Vitória. Peço desculpas pelo contratempo, mas motivo alheio à vontade de todos da tripulação. Espero contar com a sua compreensão", afirmou o comandante.

A Zurich Airport Brasil, que administra o Aeroporto de Vitória, informou que na verdade, apenas um caranguejo estava na pista. Por causa disso, a equipe de fauna do terminal foi acionada. A empresa explicou que este é um procedimento padrão e que, logo após a retirada do animal, as operações continuaram normalmente.

O avião que precisou arremeter, pousou em segurança 10 minutos após a fala do comandante, segundo a concessionária.

De acordo com o biólogo e professor do Departamento de Ciências Biológicas da Ufes,  Marcelo Tavares, não é incomum que caranguejos apareçam na região, já que o aeroporto fica localizado em uma área de manguezal. "Ali na região do aeroporto tem o mangue, né? Na verdade, o mangue está entre o aeroporto e a praia e uma parte dos copos de água ali entra na área do aeroporto. Então ali é pra ter caranguejo também", disse o biólogo.

(Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL