Candidatos à presidência participam de debate na TV neste domingo (28)
Jair Bolsonaro (PL) foi o último a chegar ao encontro, em emissora de São Paulo
Os candidatos esperados para o debate televisivo da campanha presidencial, marcado para ocorrer na noite deste domingo (28), em São Paulo, estão presentes ao encontro, marcado para iniciar às 21h, com transmissão ao vivo.
"Vão me acusar de tudo que você possa imaginar", disse o presidente Jair Bolsonaro (PL), ao chegar à sede das TV Bandeirantes, em São Paulo. Ele foi o último entre os candidatos que confirmaream presença a chegar aos estúdios da emissora. "Quanto mais candidatos aqui, melhor para a democracia", disse Lula (PT) ao chegar ao encontro, que conta ainda com a presença de Ciro Gomes (PDT), Luiz Felipe D'Avila (Novo), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil).
Jair Bolsonaro foi recebido por simpatizantes na porta da emissora que realiza o debate. Ele posou com os apoiadores no local. Horas antes do primeiro debate entre presidenciáveis na TV, o chefe do Executivo federal fez campanha em um campeonato de jiu-jitsu no ginásio Mauro Pinheiro, em São Paulo. A competição é realizada pela CBJJE (Confederação Brasileira de Jiu Jitsu Esportivo) e lá o presidente também posou para selfies com apoiadores e atletas.
O presidente deixou o Palácio da Alvorada, a residência oficial da chefia do Executivo, por volta de 13h de hoje. Na sequência, embarcou com destino a São Paulo na Base Aérea de Brasília.
Sem platéia
O debate de hoje começa às 21h e é organizado por um consórcio de veículos formado por UOL, Folha de SP, TV Bandeirantes e TV Cultura. O programa será dividido em três blocos. Em reunião com assessores de todos os candidatos ficou acertado que não haverá plateia no estúdio. Além disso, caso um candidato desista de comparecer, a cadeira destinada a ele ficará vazia.
O encontro será mediado pelos jornalistas Adriana Araújo e Eduardo Oinegue, do Grupo Bandeirantes de Comunicação, nos dois primeiros blocos. No último bloco, a mediação será feira pelo diretor de Jornalismo da TV Cultura, Leão Serva, e pela jornalista Fabíola Cidral, do portal UOL.
Regras do debate
- O debate será dividido em três blocos
- Não haverá plateia
- Se algum candidato não comparecer ao debate, o púlpito ficará vazio
- Em caso exclusivamente de ofensa moral e pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador direito de resposta
- Se avaliada pertinente, a resposta será dada ainda no mesmo bloco em que ocorreu o caso
Primeiro bloco:
- Haverá perguntas sobre temas sorteados.
- Candidatos terão um minuto e meio para responder
Os candidatos poderão questionar seus adversários. O candidato terá quatro minutos para administrar entre a resposta e a tréplica. Quem perguntou tem um minuto para a réplica
Segundo bloco:
- Jornalistas fazem perguntas e escolhem quem comenta. Um minuto para a pergunta e um minuto para o comentário. O candidato que responde terá quatro minutos para dividir como quiser entre resposta e réplica
Terceiro bloco:
- Os convidados podem fazer perguntas entre si. Haverá também uma rodada de perguntas sobre temas sorteados e as considerações finais, de 2 minutos para cada
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA