Câmera corporal em policiais é caminho sem volta, afirma ministro Cappelli

Governo Federal apresentará diretrizes para uso dos equipamentos

O Liberal
fonte

O ministro interino da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, avaliou, nesta quinta-feira (4), que o uso de câmeras corporais por policiais é um caminho sem volta e que, mais cedo ou mais tarde, todos os estados devem aderir à tecnologia. O Governo Federal cogita apresentar, em fevereiro, diretrizes nacionais para o uso desses equipamentos.

“A gente tem a convicção de que esse é um processo de convencimento e que a gente vai, paulatinamente, conseguir com que todos passem a estar integrados. Câmera corporal é um caminho sem volta. Tenho a convicção de que ele (o equipamento), gradualmente, vai galvanizar, porque ele protege a atividade policial", disse o ministro.

Para Cappelli, o dispositivo protege o bom policial e ajuda na cadeia de custódia das provas. "Eu acho que esse é um processo sem fim e tenho convicção de que todos vão acabar aderindo”, comentou, ao ser questionado sobre as ações do governo de São Paulo contrárias ao uso de câmeras corporais por policiais.

VEJA MAIS 

image PMs do Pará começ​arão a usar câmeras corporais no jogo do Paysandu e no Círio
Até o próximo dia 29, sexta-feira, os agentes participam de capacitação para manuseio do equipamento

image Entidades exigem indenização de R$ 500 milhões por ato de PMs que amarraram homem negro pelas mãos
Além da compensação financeira, as organizações também exigem o afastamento imediato dos agentes envolvidos, uso obrigatório de câmeras corporais por todos os policiais, revisão da política de uso da força, entre outros

image De forma inédita, Segup atua com câmeras corporais na 'Operação Círio'
Equipamentos auxiliam a garantir a segurança dos fiéis e resguardam a atuação dos agentes

A fala do secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que atualmente está como ministro interino da pasta, ocorre dois dias após o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, afirmar que essa tecnologia não aumenta a segurança dos cidadãos. Em 2023, o programa de câmeras corporais da polícia do estado sofreu cortes de 37% no orçamento previsto.

O governo federal prepara uma diretriz nacional para publicar em fevereiro com regras para o uso das câmeras em policiais. O projeto está em consulta pública e contou com a participação dos governos e das polícias, civis e militares, de todas as 27 unidades da federação, segundo o ministério.

Cappelli acrescentou que essas diretrizes nacionais não serão uma imposição aos estados e que servirão para que todas as unidades da federação possam compartilhar dados e informações por meio de procedimentos padronizados.

image Pará testa câmeras corporais em 31 agentes de segurança durante Operação Verão
As câmeras corporais foram acopladas nos uniformes de agentes de segurança pública que estão atuando, em Salinópolis, desde a última sexta-feira (9)

“A câmera corporal, o mais importante não é o equipamento, são os dados que a câmera colhe, por trás da câmera tem os dados. O fundamental é que todos os entes federais tenham um padrão no tratamento desses dados”, destacou.

Estudos em segurança pública mostram que o uso de câmeras corporais nos uniformes de policiais reduz a letalidade nas abordagens feitas pelas forças de segurança. Depois que a Polícia Militar de São Paulo passou a adotar câmeras corporais portáteis nos uniformes de alguns agentes, a letalidade provocada por policiais em serviço caiu 62,7% no estado, passando de 697 mortes em 2019 para 260 em 2022. O levantamento foi feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Os defensores da medida ainda sustentam que o uso de câmeras possibilita a criação de provas que protegem os policiais contra acusações falsas. Por outro lado, os críticos argumentam que o equipamento invade a privacidade dos agentes de segurança.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL