'Café fake' é feito de lixo de lavroura, segundo investigação de Ministério da Agricultura

Produtos foram mapeados em investigação realizada pelo Ministério da Agricultura nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná.

Gabrielle Borges
fonte

O Governo Federal detalhou, na quarta-feira (23/04), a composição de produtos apontados como 'café fake' de três marcas que não foram reveladas e sequer continham café. Os produtos foram apreendidoss em operações realizadas em fábricas nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina em fevereiro deste ano.

A análise feita pelo Ministério da Agricultura indicou que o "café fake" era composto por cascas de grão e elementos considerados "lixo" da lavoura – grãos ardidos, defeituosos, que são totalmente descartados no processo de produção original de café. Além disso, os produtos continham uma toxina cancerígena.

VEJA MAIS

image Alta no preço do café reflete clima adverso que afeta oferta do Brasil e do Vietnã, diz FAO


image Preço do café continua em alta na capital paraense, informa Dieese/PA
Somente esse ano, de acordo com o departamento, o produto já encareceu mais de 23%

Legislação Brasileira

A legislação brasileira permite que o café possua até 1% de impurezas naturais da lavoura (como galhos, folhas e cascas) e matérias estranhas (grãos ou sementes de outras espécies vegetais, como de erva daninhas).

image Para ser considerada café, a bebida tem que ser feita apenas do fruto e da torra do grão. (Reprodução/ Internet)

Entretanto, a lei proíbe completamente os chamados elementos estranhos, que são grãos ou sementes de outros gêneros (como milho, trigo, cevada), corantes, açúcares, caramelos e borra de café solúvel ou de infusão.

Os produtos que não contêm café entre os ingredientes podem ser feitos de cevada ou milho e com a presença de aromatizantes, o que transforma o item em um ultraprocessado, bastante diferente do pó de café original.

Apesar das embalagens informarem que se trata de um "pó sabor café", as marcas imitam cores, fontes e apresentam nomes similares às marcas populares, o que induz o consumidor mais desatento ao erro.

O que são os "café fakes"?

Assim como os demais itens de alimentação que subiram de preço nos últimos tempos, como o leite condesado e requeijão, que ganharam as suas versões "falsas" feitas à base de gordura vegetal e soro de leite, o café também pode ser encontrado numa versão mais barateda com o "pó sabor café", mais conhecido como "café fake".

O item, que é mais barato que o pó do grão de café e que não apresenta semelhança nenhuma com o café, pode confundir bastante consumidores, pois imita as embalagens de marcas famosas do ramo, mas a descrição "pó para preparo de bebida sabor café" fica em letras pequenas, na parte de baixo dos pacotes e pode passar despercebida para quem compra.

Gabrielle Borges, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Mirellly Pires, editora web de OLiberal.com.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL