Buscas pelo Enem disparam em janeiro, aponta Google; saiba quais são os cursos mais procurados

Levantamento aponta um crescimento de 180% entre os dias 29 de dezembro e 5 de janeiro de 2025. Interesse por programas como Fies, ProUni e Sisu também cresceu

Hannah Franco
fonte

O início do ano de 2025 trouxe uma intensa movimentação entre estudantes brasileiros. Segundo dados divulgados pelo Google, as buscas relacionadas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cresceram 180% na primeira semana de janeiro, em comparação ao mesmo período do ano passado. O curso de Medicina lidera o ranking de interesse, seguido por Psicologia e Direito.

A alta coincide com a divulgação dos resultados do exame, realizada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última segunda-feira (13).

Com mais de 3,18 milhões de participantes, o Enem 2024 registrou uma taxa de participação de 73,5%, representando um crescimento de 1,6% em relação ao ano anterior. Ao todo, foram 4,32 milhões de inscritos, marcando um aumento expressivo quando comparado aos 3,47 milhões de inscritos em 2022.

VEJA MAIS

image Enem: 79 estudantes de escola pública do Pará celebram notas 900+ na redação
O resultado do Enem 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13), pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

image Alunos da Escola Romulo Maiorana alcançam notas acima de 900 na redação do Enem
Projeto pedagógico focado no pensamento crítico e na prática de redação impulsiona resultados expressivos e fortalece os sonhos dos estudantes

Cursos mais buscados e tendências

Entre os cursos mais pesquisados no período, Medicina despontou como o favorito, seguido por Psicologia, Direito, Administração, e Enfermagem. Confira a lista dos cursos mais buscados na primeira semana de janeiro (entre 29 de dezembro e 05 de janeiro):

  1. Medicina
  2. Psicologia
  3. Direito
  4. Administração
  5. Enfermagem
  6. Pedagogia
  7. Biomedicina
  8. Tecnologia da Informação
  9. EducacaoFisica
  10. Nutrição
  11. Estética
  12. Farmácia
  13. Odontologia
  14. Computação
  15. Economia

O levantamento do Google também destacou o crescente interesse por cursos de diversas áreas, refletindo as novas tendências de escolha profissional para 2025. Confira os cursos que mais cresceram em buscas no início de janeiro:

  • Recursos Humanos: +63%
  • Radiologia: +61%
  • Marketing: +58%
  • Logística: +57%
  • Administração: +57%
  • Nutrição: +56%
  • Publicidade e Propaganda: +56%
  • Estética: +53%
  • Turismo: +52%
  • Contabilidade: +52%
  • Gestão de Pessoas: +52%
  • Biomedicina: +51%
  • Educação Física: +50%
  • Eventos: +50%
  • Tecnologia da Informação: +49%

Interesse por modalidades de ensino

Além do Enem, as pesquisas por programas como Fies e ProUni cresceram 190% entre os dias 1º e 6 de janeiro, enquanto as buscas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registraram aumento de 90%. Segundo Natalia Frigohead de negócios para o segmento de Educação do Google Brasil, esses dados refletem o desejo contínuo dos brasileiros por educação.

“Podemos observar como estudar ainda é um desejo para milhares de brasileiros, com o tema sendo amplamente buscado, principalmente neste início de ano. Só nos últimos sete dias (entre 02 e 09 de janeiro), as pesquisas relacionadas ao setor de educação cresceram em 105%, em relação à semana passada”, destaca.

O levantamento também revelou um crescimento nas buscas por informações sobre modalidades de ensino, como o sistema semipresencial e o ensino a distância (EAD). Enquanto o formato semipresencial tem gerado curiosidade sobre como funciona na prática, o EAD demonstra um mercado mais competitivo, com marcas de ensino destacando-se nos termos mais buscados.

"E, para este 2025, os estudantes parecem estar ainda mais engajados e explorando em suas pesquisas não só diferentes cursos, como as diferentes modalidades de ensino", disse.

Frigo ressalta ainda que o engajamento dos estudantes em explorar cursos e modalidades de ensino representa uma oportunidade significativa para instituições de ensino. “Com as campanhas pensadas para impactar os públicos certos e nos momentos corretos, [as marcas do setor de educação] podem converter esse desejo de estudar em resultados de negócio”, conclui.

Com o aumento no interesse por educação e uma variedade de opções à disposição, o início de 2025 reforça a importância do ensino superior como um objetivo para milhões de brasileiros.

(*Estagiária Hannah Franco, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web em OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL