Buscas pelo Enem disparam em janeiro, aponta Google; saiba quais são os cursos mais procurados
Levantamento aponta um crescimento de 180% entre os dias 29 de dezembro e 5 de janeiro de 2025. Interesse por programas como Fies, ProUni e Sisu também cresceu
O início do ano de 2025 trouxe uma intensa movimentação entre estudantes brasileiros. Segundo dados divulgados pelo Google, as buscas relacionadas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cresceram 180% na primeira semana de janeiro, em comparação ao mesmo período do ano passado. O curso de Medicina lidera o ranking de interesse, seguido por Psicologia e Direito.
A alta coincide com a divulgação dos resultados do exame, realizada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última segunda-feira (13).
Com mais de 3,18 milhões de participantes, o Enem 2024 registrou uma taxa de participação de 73,5%, representando um crescimento de 1,6% em relação ao ano anterior. Ao todo, foram 4,32 milhões de inscritos, marcando um aumento expressivo quando comparado aos 3,47 milhões de inscritos em 2022.
VEJA MAIS
Cursos mais buscados e tendências
Entre os cursos mais pesquisados no período, Medicina despontou como o favorito, seguido por Psicologia, Direito, Administração, e Enfermagem. Confira a lista dos cursos mais buscados na primeira semana de janeiro (entre 29 de dezembro e 05 de janeiro):
- Medicina
- Psicologia
- Direito
- Administração
- Enfermagem
- Pedagogia
- Biomedicina
- Tecnologia da Informação
- EducacaoFisica
- Nutrição
- Estética
- Farmácia
- Odontologia
- Computação
- Economia
O levantamento do Google também destacou o crescente interesse por cursos de diversas áreas, refletindo as novas tendências de escolha profissional para 2025. Confira os cursos que mais cresceram em buscas no início de janeiro:
- Recursos Humanos: +63%
- Radiologia: +61%
- Marketing: +58%
- Logística: +57%
- Administração: +57%
- Nutrição: +56%
- Publicidade e Propaganda: +56%
- Estética: +53%
- Turismo: +52%
- Contabilidade: +52%
- Gestão de Pessoas: +52%
- Biomedicina: +51%
- Educação Física: +50%
- Eventos: +50%
- Tecnologia da Informação: +49%
Interesse por modalidades de ensino
Além do Enem, as pesquisas por programas como Fies e ProUni cresceram 190% entre os dias 1º e 6 de janeiro, enquanto as buscas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registraram aumento de 90%. Segundo Natalia Frigo, head de negócios para o segmento de Educação do Google Brasil, esses dados refletem o desejo contínuo dos brasileiros por educação.
“Podemos observar como estudar ainda é um desejo para milhares de brasileiros, com o tema sendo amplamente buscado, principalmente neste início de ano. Só nos últimos sete dias (entre 02 e 09 de janeiro), as pesquisas relacionadas ao setor de educação cresceram em 105%, em relação à semana passada”, destaca.
O levantamento também revelou um crescimento nas buscas por informações sobre modalidades de ensino, como o sistema semipresencial e o ensino a distância (EAD). Enquanto o formato semipresencial tem gerado curiosidade sobre como funciona na prática, o EAD demonstra um mercado mais competitivo, com marcas de ensino destacando-se nos termos mais buscados.
"E, para este 2025, os estudantes parecem estar ainda mais engajados e explorando em suas pesquisas não só diferentes cursos, como as diferentes modalidades de ensino", disse.
Frigo ressalta ainda que o engajamento dos estudantes em explorar cursos e modalidades de ensino representa uma oportunidade significativa para instituições de ensino. “Com as campanhas pensadas para impactar os públicos certos e nos momentos corretos, [as marcas do setor de educação] podem converter esse desejo de estudar em resultados de negócio”, conclui.
Com o aumento no interesse por educação e uma variedade de opções à disposição, o início de 2025 reforça a importância do ensino superior como um objetivo para milhões de brasileiros.
(*Estagiária Hannah Franco, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web em OLiberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA