Enem: 79 estudantes de escola pública do Pará celebram notas 900+ na redação

O resultado do Enem 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13), pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Dilson Pimentel

Setenta e nove estudantes da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, em Belém, tiraram nota acima de 900 na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E, na manhã desta terça-feira (14), foi feita a tradicional foto com os alunos. A imagem representa o desempenho dos alunos e equipe escolar no certame. Ainda segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a fotografia é uma oportunidade de reforçar a importância da educação pública e o protagonismo dos estudantes que, com dedicação e apoio, podem alcançar grandes conquistas e realizar seus projetos de vida.

O resultado do Enem 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13), pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizador do Exame.

A professora Ione de Jesus Araújo Franco leciona Língua Portuguesa, Redação e Literatura, sendo muito atuante na Redação. Ela falou sobre o bom desempenho dos alunos no Enem. “Sem dúvida alguma, isso se deve ao projeto de construção e reconstrução do texto que eu trabalho há nove anos e à dedicação dos alunos, ao compromisso, à vontade de querer aprender também. E, ainda, a um treinamento intenso ao longo do ano, sem dúvida”, afirmou.

Ela também comentou as principais dicas que repassa aos alunos durante a preparação ao Enem. “Fundamentalmente a dedicação quanto à pesquisa, quanto à reescritura do texto intensamente. Isso é preciso para que ele domine todo o texto dissertativo. Entender os repertórios socioculturais, os problemas que permeiam a sociedade e o compromisso. O compromisso é fundamental”, afirmou a professora Ione.

VEJA MAIS:

image Redação Enem 2024: Pará é o 6º estado com mais notas entre 980 e 1000
Nenhum aluno do estado conseguiu tirar nota máxima na redação, no entanto, o estado obteve 121 notas entre 980 e 1000

image Alunos da Escola Estadual Albanízia comemoram notas acima de 900 na redação do Enem 2023
Ao todo, 75 estudantes conquistaram nota acima de 900, sendo que cinco deles tiveram nota 980 na redação

image Os estudantes Felipe Monteiro da Silva e Ingrid Vitória falam sobre o desempenho deles na prova de redação do Enem 2024 (Foto: Thiago Gomes/O Liberal)

A estudante Ingrid Vitória, 18 anos, tirou nota 900 pontos na redação do Enem. “É um resultado para mim que foi muito gratificante, principalmente pelo trabalho que a professora propôs para nós, alunos, dentro da sala de aula. Eu estou muito feliz pela minha nota e principalmente pelo resultado dos meus amigos, pelas notas deles também”, disse. Ela afirmou que seguiu as orientações dadas pela professora em sala de aula. “E eu consegui fazer completamente a redação, desde a introdução até a finalização dela”, afirmou. Ingrid pretende cursar Farmácia.

Felipe Monteiro da Silva, 17 anos, tirou nota 840. “É uma longa caminhada, pois o ensino médio todo vai fazendo a gente, vai fazendo inúmeras coisas, tipo o senso crítico, a forma de escrever. Então tudo vai ser um processo, uma escada”, disse. Felipe pretende cursar Serviço Social e comentou sobre sua estratégia. “Acho que principalmente a educação. Com os empecilhos que tem a educação brasileira, ainda assim essa escola conseguiu fazer muito bem que eu me tornasse esse cidadão que eu sou hoje”, afirmou. Com relação ao Enem, ele disse que o estudante pode continuar fazendo o que gosta em seu dia a dia, mas que deve priorizar os estudos.
 
 

 

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM