Brasil passa de 5 milhões de casos prováveis de dengue, com 2.800 mortes

Informação é do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde

O Liberal
fonte

Nesta segunda-feira (20), o Brasil ultrapassou a marca de 5 milhões de casos prováveis de dengue em 2024. A informação é do Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde.

São 5.100.766 casos prováveis da doença causada pelo Aedes aegypti. A maioria dos casos prováveis (935.531) está na faixa etária de 20 a 29 anos. As mulheres respondem por 55% dos registros, enquanto os homens representam 45%.

Ao todo, foram registradas 2.827 mortes registradas por dengue no ano. Outras 2.712 estão em investigação.

VEJA MAIS

image Roraima já tem circulação do vírus mayaro entre humanos, dizem pesquisadores
O vírus é transmitido por mosquito silvestre, e causa sintomas parecidos com os da dengue e febre chikungunya

image Morador Arinaldo Rocha denuncia focos de dengue na travessa São Bento, no Bengui
Na esquina da travessa São Bento, chegando na avenida Centenário, há um ponto de descarte irregular de lixo e entulho. A preocupação dos moradores é principalmente com os focos de dengue existentes no local. O vendedor Arinaldo Rocha foi quem denunciou o problema.

Minas Gerais lidera

Minas Gerais é o estado com mais casos prováveis: 1.431.174. Em seguida, aparecem São Paulo (1.397.796), Paraná (535.433) e Santa Catarina (288.212).

O Ministério da Saúde fez o alerta sobre a disseminação da Febre do Oropouche. Até o dia 13 de março, segundo a pasta, o país contabilizava 5.102 casos da doença, número cinco vezes maior do que o registrado no ano passado (832).

Para o governo, o principal motivo por trás do aumento no número de casos é a descentralização da distribuição dos testes para diagnóstico. A Febre do Oropouche tem sintomas parecidos com os da dengue e da chikungunya.

Sintomas da Febre do Oropouche

Os pacientes normalmente sentem dores de cabeça, muscular e nas articulações, além de náuseas e diarreia. A maioria dos casos aconteceu no Amazonas (2.947) e em Rondônia (1.528).

Mas, outros 11 estados também registraram ocorrências da doença: Bahia, Acre, Espírito Santo, Pará, Rio, Piauí, Roraima, Santa Catarina, Amapá, Maranhão e Paraná.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL