Blogueiro Allan dos Santos é condenado por calúnia contra cineasta
O bolsonarista já teve prisão decretada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes em outubro de 2021
O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, que está foragido e mora nos Estados Unidos, foi condenado nesta quarta-feira (27) pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ-RS) a um ano, sete meses e um dia de detenção em regime inicial aberto pelo crime de calúnia. As informações são do portal Estado de Minas.
VEJA MAIS
A sentença foi proferida pelo desembargador Jayme Weingartner Neto em favor da cineasta Estella Renner vinculada à Maria Farinha Filmes, que prestou queixa-crime por injúria, calúnia e difamação em 2018. Na época, a cineasta foi acusada por Allan de estimular o uso de maconha por crianças, em 2017, em um vídeo do canal Terça Livre.
"Está aqui, ó...Maria Farinha Filmes, Estella Renner...Não estou brincando. ..Veja com seus próprios olhos. Esses filhos da p*** ficam querendo botar maconha na boca dos jovens. P*** que pariu... Querendo ensinar isso para criancinha. Tudo isso aqui é o que está por trás do Santander Cultural, quando eles fazem zoofilia, pedofilia...", afirmou Allan dos Santos, no vídeo.
O canal Terça Livre, fundado por Santos, teve suas atividades suspensas pelo Google em julho de 2021, por infringir normas da plataforma e ter decisão favorável da Justiça para a suspensão. O inquérito apurou a divulgação de fake news pelo canal.
O bolsonarista já teve prisão decretada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes em outubro de 2021. Ele ainda não foi incluído na lista vermelha da Interpol, uma das etapas necessárias para que as autoridades norte-americanas avaliem a extradição.
(Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA