Autores de chá revelação que poluiu cachoeira com tinta azul serão autuados
Secretaria de Meio Ambiente do MT defende que, mesmo sem alteração nos parâmetros da água, houve infração ambiental
Após conclusão da análise do material usado para tingir a água de uma cachoeira em Tangaré da Serra (MT) de azul por conta de um chá revelação, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado informou que, apesar do produto usado não ter alterado a qualidade da água e nem provocado a morte de espécies da fauna local, o casal que idealizou a surpresa cometeu infração ambiental e será autuado. As informações são do portal Metrópoles.
VEJA MAIS
A decisão se baseia no decreto federal nº 6.514/2008, que define como passível de infração ambiental ‘lançar resíduos sólidos, líquidos ou gasosos ou detritos, óleos ou substâncias oleosas em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou atos normativos'.
Veja o vídeo:
O vídeo que gerou polêmica nacional e resultou na autuação circulou nas redes sociais na última segunda-feira (26), mas foi gravado no domingo (25), em uma propriedade particular em Tangará da Serra. Chamado a comparecer na sede da Secretaria para receber a autuação, o responsável pelo local argumentou que não tinha conhecimento de que seria lançado um produto na água da cachoeira quando cedeu a propriedade para um evento.
“As multas e demais penalidades serão definidas e aplicadas após laudo técnico elaborado pelo órgão ambiental competente, identificando a dimensão do dano decorrente da infração e em conformidade com a gradação do impacto."
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA