Anvisa proíbe venda de balas Dori por risco de contaminação por Salmonella
A empresa comunicou voluntariamente o recolhimento dos lotes de produtos envolvidos em todo território nacional
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, na última segunda-feira (19), a suspensão imediata da comercialização, distribuição e consumo de 30 lotes de sete produtos da marca Dori Alimentos. A medida foi tomada após a identificação de um possível risco de contaminação por salmonella em balas produzidas na fábrica da empresa localizada em Rolândia, no Paraná.
A decisão da Anvisa, publicada no Diário Oficial da União (DOU), abrange diversos tipos de balas, incluindo iogurte, bolete, hortelã e morango recheado. A lista completa dos lotes afetados pode ser encontrada no site da agência. A medida é válida em todo território nacional.
VEJA MAIS
A salmonella é uma bactéria que causa intoxicação alimentar e pode provocar sintomas como vômito, diarreia, febre e dores abdominais. A contaminação ocorre, geralmente, por conta de alimentos ou bebidas contaminados e os sintomas surgem geralmente entre 6 e 72 horas após a ingestão.
Recolhimento e medidas da empresa
Diante da situação, a Dori Alimentos iniciou um processo de recolhimento voluntário dos lotes de produtos envolvidos em todo o território nacional. A empresa informou que a produção dos lotes em questão ocorreu entre os dias 21 de junho e 10 de julho de 2024.
"Os pontos de venda e estabelecimentos varejistas foram orientados a interromper imediatamente a venda desses produtos, e o processo de descontaminação, limpeza e higienização da planta fabril afetada já foi concluído", afirmou a Dori em nota.
Orientações aos consumidores
A empresa orienta os consumidores que adquiriram produtos dos lotes citados a não consumirem as balas e entrarem em contato com o serviço de atendimento ao cliente da Dori para obter informações sobre o reembolso. O contato pode ser feito pelo telefone 0800 707 4077 ou pelo e-mail sac@dori.com.br.
A Dori reforça que os demais produtos da marca, assim como outros lotes da mesma bala que não tenham sido mencionados no recolhimento, são considerados seguros para consumo.
"A Dori reforça seu compromisso contínuo com a qualidade, transparência e a saúde e segurança de seus consumidores", finaliza a nota.
*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Felipe Saraiva, editor web de OLiberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA