Anvisa derruba uso obrigatório de máscaras em aviões e aeroportos

Decisão foi tomada durante reunião realizada nesta quarta-feira

O Liberal
fonte

O uso de máscaras em aviões e aeroportos deixa de ser obrigatório, conforme decisão tomada na manhã desta quarta-feira (1ª), por maioria de votos, durante reunuão de diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além da diminuição do número de casos de Covid-19 no Brasil, a agência levou em consideração o avanço da vacinação. Porém, continuam valendo medidas como o desembarque por filas para evitar aglomeração, procedimentos de limpeza e disponibilização de álcool em gel nos ambientes.

Relator da medida, o diretor Daniel Pereira observou que no atual contexto nacional e internacional da doença, houve diminuição nos casos de óbitos. "O número de novos casos também vem representando queda na Semana Epidemiológica com redução de quase 90% entre novembro e janeiro. O número de casos também é inferior em comparação ao registrado em novembro de 2022, quando o uso de máscaras voltou à obrigatoriedade em aeronaves e aeroportos, e o de óbitos é inferior ao registrado em agosto (quando a Anvisa flexibilizou o uso de máscara)".

VEJA MAIS

image Cidade deixa de aplicar multas de R$ 5,2 mil para quem não usar máscara
Hong Kong deixa de exigir obrigatoriedade do uso de máscaras contra a Covid-19, após 959 dias desde que a regra foi imposta

image Sem máscara, mulher tira o vestido para amarrar no rosto e fica só de peça íntima; vídeo
Em um registro feito por câmeras de segurança, a mulher aparece só de calcinha e sutiã tentando fazer do vestido uma máscara

image PF conclui inquérito de que Bolsonaro cometeu crime por fake news sobre covid
Presidente também divulgou informação falsa em live de que usar máscaras causaria pneumonia

image Retrospectiva 2022: fim das máscaras contra a covid-19 e a doença de Haff
Combate a doenças e retorno de eventos presenciais marcaram 2022

Para ele, nesse cenário,é chegada a hora de um "novo normativo", adequando o dispositivo para a retirada da obrigatoriedade de máscaras pelos viajantes. Ainda pelo voto do relator, a tripulação das aeronaves deve continuar recomendando o uso de máscara.

Em agosto do ano passado, com a redução dos casos da Covid-19, a Anvisa já havia liberado o uso obrigatório de máscaras em aeronaves e aeroportos. Porém, a reguladora voltou atrás com a norma em novembro do mesmo ano, diante da alta do vírus no país e a proximidade com as festas de fim de ano.

Nesta segunda-feira (27), o Ministério da Saúde lançou uma nova etapa da vacinação contra o coronavírus em todo o país com as doses bivalentes, o que também deve aumentar a cobertura vacinal com a dose monovalente entre crianças e adultos com o esquema atrasado.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL