CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Além do pão de forma, veja outros alimentos que podem dar positivo no teste do bafômetro

Teores superiores a 0,04 mg/L já são considerados infração, com multa de R$ 2.934,70 e suspensão da carteira por 12 meses, e crime de trânsito quando o valor é a partir de 0,34 mg/L

Gabriel Bentes
fonte

Após viralizar um vídeo do Detran demonstrando que o teste do bafômetro pode dar positivo após o consumo de algumas marcas de pão de forma, muitas pessoas foram surpreendidas por não saberem que o alimento continha álcool em sua composição. 

Na gravação, uma pessoa consome dois pães de forma, resultando em um teste que indica 0,12 mg de álcool por litro de ar alveolar. Para efeitos de comparação, no Brasil, teores superiores a 0,04 mg/L já são considerados infração, com multa de R$ 2.934,70 e suspensão da carteira por 12 meses, e crime de trânsito quando o valor é a partir de 0,34 mg/L.

Assim, para não enfrentar problemas com o bafômetro enquanto estiver dirigindo, veja, abaixo, outros alimentos que podem acusar álcool no teste do bafômetro:

  • Enxaguantes bucais e xaropes para tosse: produtos de higiene e medicamentos que frequentemente contêm álcool e podem interferir nos resultados do bafômetro.
  • Extrato de baunilha: utilizado em confeitaria e contendo álcool em sua composição.
  • Frutas fermentadas: frutas maduras que passaram por um processo natural de fermentação, como bananas muito maduras e maçãs.
  • Kefir: bebida fermentada que contém pequenas quantidades de álcool.
  • Kombucha: uma bebida probiótica feita a partir da fermentação do chá, que também pode conter álcool.
  • Vinagre: especialmente vinagre de maçã e balsâmico, que possuem traços de álcool devido ao processo de fermentação.

Segundo doutora em ciências pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e nutricionista, Maria Clara Pinheiro, à CNN, o processo é normal, mas deveria ser finalizado durante o processo de fabricação.

"Os alimentos naturalmente fermentáveis são kombucha, kefir, as próprias frutas que durante o processo de amadurecimento vão fermentando. Essa metabolização do açúcar pelas bactérias forma álcool, álcool etílico. Então isso é uma condição natural do processo de fermentação. E isso acontece no pão de forma também. O pão de forma, quando você junta farinha, fermento, você fermenta esta farinha e aí você tem a produção de álcool. Só que esse álcool é evaporado durante o processo de assar o pão. Então, quando o pão vai ao forno, esse álcool deveria ser todo evaporado", afirma a doutora.

VEJA MAIS

image Detran comprova: teste do bafômetro pode dar positivo após comer pão
Vídeo feito pelo Detran de Goiás mostra que o álcool usado no processo de fabricação para conservar o alimento pode ser acusado no equipamento

image Comer pão de forma pode gerar multa após teste do bafômetro; veja a lista das marcas
Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) apontou que algumas das marcas populares de pão de forma contêm um teor alcoólico alto

Ingeri esses produtos, e agora?

Pela lei 9503/97, art. 165, não há previsão para a execução da contraprova no ato da fiscalização de trânsito. No entanto, na portaria Nº 369/2021, no subitem 2.6.1.1, do Inmetro, cita-se que deve ser aguardado um período de jejum de, pelo menos, 15 minutos com relação à presença de álcool no trato respiratório superior, antes da primeira medição no condutor.

(*Gabriel Bentes, estagiário de jornalismo, sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web de oliberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL