Adolescente de 13 anos morre vítima de bala perdida durante perseguição policial em Recife
O garoto, identificado como Darik Sampaio da Silva, foi alvejado durante uma perseguição e troca de tiros entre policiais militares e homens suspeitos de terem roubado um carro
Um adolescente de 13 anos morreu após ser atingido por uma bala perdida, no último sábado (16), no bairro do Jordão, na Zona Sul do Recife (PE). O garoto, identificado como Darik Sampaio da Silva, foi alvejado durante uma perseguição e troca de tiros entre policiais militares e homens suspeitos de terem roubado um carro. Ele era atleta de futsal sub-14 do Sport Club do Recife, onde jogava desde os 7 anos.
Segundo informações do g1, a perseguição e tiroteio aconteceu por volta das 19h20, na rua Professora Arcelina Câmara. De acordo com parentes do adolescente, ele foi baleado duas vezes. Ainda segundo a família, ele estava conversando com duas colegas quando no momento do confronto policial. Darik e as colegas chegaram a entrar na casa de uma delas para se proteger, mas o cachorro da família tentou mordê-lo, fazendo com que o adolescente saísse para a rua.
Nesse momento, ele foi atingido na perna e na cintura. Também segundo parentes de Darik, havia duas viaturas da PM na perseguição, mas nenhuma delas parou para socorrê-lo. Segundo a Polícia Militar, o menino foi socorrido por outra equipe da PM e levado para a policlínica do Ibura, na Zona Sul. Lá, ele chegou a receber primeiros socorros, mas morreu.
O corpo de Darik foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal, no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. O perfil dos esportes olímpicos e amadores do Sport publicou uma nota de pesar nas redes sociais, dizendo que lamenta a morte precoce do menino e "deseja forças aos amigos e familiares neste momento tão triste". O velório e sepultamento de Darik foram marcados para a segunda-feira (18), no Cemitério de Santo Amaro, no Centro do Recife.
Posicionamento
De acordo com a Polícia Militar, como detalhado pela reportagem do g1, na noite do sábado (16), agentes do 6º Batalhão foram acionados para uma ocorrência de roubo de carro. O veículo foi rastreado no Jardim Jordão, em Jaboatão. Os policiais foram ao local e avistaram o veículo, mas os criminosos começaram uma fuga ao perceberem a presença dos PMs.
Os PMs, então, começaram a perseguir o carro. "O acompanhamento culminou em uma rua sem saída no bairro do Jordão, em Recife, onde os suspeitos colidiram os veículos, desembarcaram e começaram a disparar contra os policiais, que reagiram", afirmou a corporação.
Dois homens conseguiram fugir e outros dois foram detidos. Um deles foi ferido à bala e o outro teve escoriações devido à batida. Eles foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, na Zona Sul. O homem baleado foi transferido para o Hospital da Restauração, no Centro.
No carro roubado, a polícia disse que achou duas armas de fogo, sendo uma calibre 12 e um revólver calibre 38. "Os policiais militares cumprindo os protocolos estabelecidos se apresentaram na Delegacia de Polícia Judiciária Militar e a ocorrência foi encaminhada ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa", diz a nota enviada pela PM.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA