Uso do protetor solar é importante aliado contra malefícios da exposição exagerada ao sol
Cuidar da pele, no dia a dia, é fundamental para a saúde, alerta dermatologia
A exposição exagerada ao sol pode trazer malefícios à pele, como queimaduras, desidratação e risco de câncer de pele. O uso do protetor solar é um importante aliado contra o câncer de pele, desde que seja usado corretamente. No começo desta semana, a imagem de mulher que usou o produto apenas no rosto por mais de 40 anos, repercutiu na web por conta da diferença dos danos solares em suas bochechas e em seu pescoço.
Usar o protetor é fundamental sobretudo para quem fica exposto ao sol por período maior que 1 hora, ou nos horários entre 10h da e 16h. José Ribamar, 42 anos, trabalha diariamente, durante 5 horas, com a venda de água e chopp, próximo ao Terminal Rodoviário de Belém. Ele diz que tem protetor solar, mas acaba esquecendo de passar o produto em casa. Para se proteger do sol, o trabalhador utiliza um boné com protetor para o pescoço e camisa com mangas compridas.
“É um pouco de displicência minha, pois eu tenho protetor solar em casa e nunca uso. Início as vendas por volta das 11h, quando o sol já tá bastante forte, os recursos que utilizo são esse chapéu que tem um protetor para o pescoço e camisas com mangas compridas, assim não fico muito queimado. Sei que a exposição ao sol é perigosa, acho que a partir de amanhã não vou esquecer de passar o protetor”, disse o trabalhador.
Cuidados
A dermatologista Suzanne Vianna dá algumas dicas sobre os cuidados que se deve ter com a pele no dia a dia, como prevenção a complicações e o risco de câncer.
- Quais os cuidados são necessários para manter a pele saudável?
- Uma pele saudável precisa de rotina! Como tudo na nossa vida! Eu sempre falo para os meus pacientes que o básico funciona. Então, manter a pele limpa com sabonete e tônico, hidratada e protegida contra os raios solares é o mínimo que podemos fazer por ela. Todos os produtos para o seu tipo específico de pele. Beber bastante agua, também é muito importante.
- Quando o filtro solar é necessário? Onde devemos usar o filtro solar? Rosto inteiro? Pescoço? Braços e pernas?
- O filtro solar é necessário todos os dias, inclusive, em dias nublados. E sempre deve ser reaplicado, respeitando a regrinha das colheres para cada área a ser aplicada. Sem o uso da quantidade adequada, não irá formar a película protetora necessária para bloquear os raios solares. Você deve aplicar em todas as áreas fotoexpostas, rosto, pescoço, colo, braços, mãos, orelhas, etc.
- Quando o sol se torna perigoso?
- Sempre entre as 10 e 16hs!
- Manchas e câncer de pele, quais os alertas?
- Aparecimentos de pintas novas, feridinhas que nunca cicatrizam, mudança no aspecto das pintas (tamanho, cor,etc)
- O sol faz a pele envelhecer mais rápido?
- Faz, sim! O sol degrada nosso colágeno. Por isso, aumenta a flacidez. A foto do rosto protegido e o pescoço não protegido que tem circulado nas redes sociais mostra bem isso. Uma pele mais enrugada, flácida e cheia de manchas (melanoses solares).
- E quando a pessoa decide ir à praia, o que deve fazer?
- Sempre aplicar protetor solar no corpo todo ainda desnudo. E ter o hábito de reaplicar após três horas ou após suor excessivo e/ou mergulho. Lembrar de proteger os lábios e cabelos! Além dos acessórios com proteção solar (chapéu, óculos, blusa…).
6- No cotidiano, a caminho do trabalho ou da faculdade, também é necessário?
- Sim. Sempre que se expor ao sol; principalmente, quem tem manchas na pele. Até a iluminação de casa, computador, celular podem agravar as manchas. Entao, esse público ainda precisa de um cuidado a mais.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA