Uepa terá novo mestrado com foco na Amazônia
O novo mestrado acadêmico ofertará 16 vagas e tem previsão de implantação em 2021.
Tecnologia, Recursos Naturais e Sustentabilidade na Amazônia é o novo curso de pós-graduação strictu sensu da Universidade do Estado do Pará (Uepa), aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O novo mestrado acadêmico, com duração de dois anos, ofertará 16 vagas e tem previsão de implantação em 2021. O foco é interdisciplinar, com ênfase nas áreas de Engenharia, Gestão e Tecnologia.
O curso atende demandas de pesquisas acadêmicas em Ciência, Tecnologia e Inovação, não somente na região Norte do Brasil, mas também em estados que apresentam conectividade socioambiental no país e em países vizinhos. A produção acadêmica da própria região sobre estes temas ambientais ainda é considerada pequena se comparada a outras regiões. A proposta do mestrado visa a inserção social, por meio da realização de pesquisas científicas e tecnológicas que analisem como os ecossistemas amazônicos atuam e como eles influenciam em outras regiões, levando em consideração as especificidades e diversidade, com foco interligado ao gerenciamento e administração destes recursos na Amazônia.
O mestrado integra o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Recursos Naturais e Sustentabilidade na Amazônia (PPGTEC) do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) e é motivado pela existência de três cursos de graduação: Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal e Engenharia de Produção.
A estrutura do curso integra a área de concentração “Tecnologia, Recursos Naturais e Sustentabilidade Amazônica” e possui duas linhas de pesquisas: “Desenvolvimento Sustentável” e “Gestão de Recursos Agroflorestais”. Para dar suporte a estas linhas, o Programa é composto por 16 disciplinas, sendo quatro obrigatórias e 12 eletivas. A coordenação é do professor doutor Alberto Carlos Lima e o quadro docente é formado por 12 professores permanentes e quatro colaboradores, todos pertencentes ao CCNT, com a finalidade e expertise interdisciplinar, facilitando a pesquisa diante da complexidade dos problemas ambientais.
Cooperação e intercâmbio - Atualmente, a Uepa conta com 133 cooperações, acordos e convênios de âmbito nacional e 25 internacionais, relacionando-se com países como Argentina, Canadá, Colômbia, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, França, Guiana Francesa, Irlanda, Peru, Polônia, Portugal e Ucrânia. No entanto, com a aprovação do novo mestrado em Tecnologia, Recursos Naturais e Sustentabilidade na Amazônia, existe a perspectiva de ampliação de novos convênios e cooperações técnicas, aumentando a produtividade acadêmica e a qualificação profissional.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA