TRT8 e Escola da Matinha levam combate ao trabalho infantil para o Carnaval

Pará tem, atualmente, 168 mil crianças e adolescentes em trabalho infantil

Eduardo Rocha / O Liberal

A mobilização no Estado contra a prática do trabalho infantil, que atinge a 168 mil crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, vai estar presente no desfile oficial do Carnaval de Belém 2019 - o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) e a Escola de Samba da Matinha vão apresentar o enredo "No Ninho da Coruja, a Criança e o Adolescente têm direito de sonhar!".

O desfile da escola do 1º Grupo ocorrerá em 23 de fevereiro. Uma das atrações da agremiação será a presença de alas sobre a temática e do personagem Epaminondas Gustavo, interpretado pelo juiz Cláudio Rendeiro. O magistrado, a juíza Vanilza Malcher e a desembargadora Zuíla, ambas do TRT8, e a irmã Henriqueta Cavalcante, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), participaram de uma roda de conversa no barracão da escola ontem (16) à noite. 

Cláudio Rendeiro cantou o samba enredo da Matinha, que tem como compositores a juíza Vanilza Malcher, Kabeça do Táxi e Odmar do Banjo. O intérprete será Pixulé. O juiz Cláudio Rendeiro, do Tribunal de Justiça do Pará, explanou sobre a quebra de paradigma com relação ao trabalho infantil. 

"O Epaminondas vai ser destaque na ala Sorrisos a Brilhar, que fala da alegria de combater e diminuir o trabalho infantil no Brasil", afirmou o juiz. O personagem Epaminondas Gustavo surgiu em 2008.

Direito

A Justiça do Trabalho entrou na luta contra o trabalho infantil em 2012, como informou a desembargadora Zuíla Dutra. Em janeiro de 2014, os 24 tribunais regionais passaram a atuar na causa, com ações estratégicas nas comunidades sobre as formas de trabalho infantil, como o doméstico, em carvoarias e nas ruas tirando das crianças o direito a brincar e a estudar.

"A exploração sexual de crianças e adolescentes como trabalho infantil é muito presente na realidade do Brasil, em particular no Pará", enfatizou a irmã Henriqueta Cavalcante. Rodolfo Trindade, presidente da Escola de Samba da Matinha, enalteceu a parceria do TRT8 na prevenção ao trabalho infantil, inclusive, no bairro.

As ações na escola de samba fazem parte do projeto No Ninho da Coruja sem Trabalho Infantil, do TRT8, desde março de 2018. As fantasias da escola no desfile retratarão o trabalho infantil e "o que se tem como ideal para crianças e adolescentes, um mundo de educação, de direito de sonhar e concretizar seu sonho que cada um tem", como salientou a juíza Vanilza Malcher. Informações sobre aquisição de fantasias da escola são obtidas na sede da Castelo com Antônio Barreto e por meio do telefone 98113-4124.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM