Terminal Hidroviário tem grande movimento e embarcações lotadas esta sexta
Fluxo está intenso e viagem a Barcarena será aberta a partir deste sábado
Somente na manhã desta sexta-feira (5), cerca de 2,5 mil pessoas embarcaram e desembarcaram no Terminal Hidroviário de Belém, no bairro do Reduto. O movimento no maior terminal fluvial paraense, à véspera do primeiro final de semana de julho, está sendo marcado por embarcações indo e vindo lotadas.
NOVAS ROTAS E LINHAS
A expectativa da administração do terminal é de cinco mil viajantes por dia e, ao longo de todo mês de julho, 140 mil estejam a caminho da Ilha do Marajó, no Pará, e Macapá, no estado do Amapá. A partir deste sábado (6), a novidade são sete idas e vindas para Barcarena, nordeste do Estado. Além da ampliação de mais uma viagem para Macapá, que passa a ter duas por dia.
O estudante de Odontologia Júnior Nunes, 19 anos, chegou no Terminal Hidroviário por volta das 9h30 para embarcar às 14h para Soure, na ilha do Marajó, onde vai passar todo o mês das férias. “Compramos a passagem antecipada e acho que aqui ainda não está bem movimentado. Mas isso é bom. Vou aproveitar para ir à praia, à fazenda e rever a família”, disse o estudante.
Também de manhã, a garçonete Adriana Alves, 34 anos, estava no Hidroviário para voltar para casa. Ela veio do Maranhão, e ainda tinha que passar por Belém e Macapá (AP), para chegar no Oiapoque (AP), seu destino final. “Moro no Oiapoque e estive no Maranhã com a família. Acho que a movimentação está boa e é normal em tempo de férias. Logo que cheguei, consegui passagem para o horário que eu queria, às 15h”, afirma a garçonete.
A dona de casa Cássia Sarges, 29 anos, também estava no terminal, mas não em razão das férias. De lá, ela partiria para Cachoeira do Arari, no Marajó junto com duas crianças. “Eu estava em Portel, também no Marajó, mas tenho que vir para Belém para pegar embarcação para Cachoeira. Não tem barco direto de Portel para Cachoeira. Estou viajando desde quinta com meus dois filhos. Fui apanhá-los na casa da minha mãe para morarem comigo em Cachoeira. Ficar assim com criança é mais difícil, porque tem que chegar cedo para conseguir passagem no navio”, conta Cássia, que estava longe dos filhos há três anos.
JULHO PREVÊ 140 MIL PASSAGEIROS
Segundo o agente do Terminal Hidroviário, Rômulo Carrera, todas embarcações estão indo e voltando lotadas. Até às 11h15 desta sexta, cerca de 2,5 mil pessoas viajaram. A expectativa é que pelo menos 140 mil usuários devem passar pelo espaço nos quatro fins de semana do mês. Isso representa cerca de cinco mil passageiros por dia e 35 mil por semana.
Ainda a exemplo do ano passado, os destinos mais procurados pelos veranistas devem ser os municípios de Salvaterra, Joanes, Ponta de Pedras e Cachoeira do Arari, todos na ilha do Marajó, e a cidade de Macapá, no estado do Amapá. A partir deste sábado (6), a novidade são sete viagens de ida e sete de volta para Barcarena, nordeste do Pará. Além disso, mais uma viagem será garantida para Macapá, que passa a contar com duas viagens ao dia.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA