CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Semana do Bebê de Belém começa nesta terça com "Bebê Cidadão"

Atividades alusivas seguem até sábado (14) e são reflexo da parceria com o Unicef

O Liberal

A Semana do Bebê em Belém é marcada por uma programação extensa, promovida pela Prefeitura, que segue até o próximo sábado (14), na Estação Gasômetro. A ação, que inicia nesta terça-feira (10), tem foco na escuta individual e orientações às mulheres grávidas sobre a importância do pré-natal; cuidados na prevenção da transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) - especialmente o HIV/Aids; e cuidados voltados para as crianças durante a primeira infância. Esta é uma das primeiras medidas da parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), assinado no dia 5 de julho.

Para simbolizar a abertura da programação nesta terça, o certificado “Bebê Cidadão” será entregue pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), aos responsáveis pela primeira criança que nascer - de parto normal - a partir da meia-noite desta segunda-feira (9). Essa criança representará o cuidado e o compromisso do município com o desenvolvimento pleno de cada criança. No mesmo dia, no período da tarde, às 15h, será realizada uma mesa redonda com mães de crianças com autismo e doenças raras.

As atividades serão desenvolvidas por meio de seminários, rodas de conversas, palestras, oficinas, assistência médica pré-natal, vacinação, ações de incentivo à amamentação. Além disso, o evento terá mais de 40 ações culturais, de orientações, cuidados, mobilização e conscientização. A programação contempla escolas, maternidades, postos de saúde, creches e os Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

O Unicef se tornou parceira da prefeitura com o objetivo de priorizar a primeira infância nas políticas públicas municipais. Belém agora faz parte da iniciativa Unidades Amigas da Primeira Infância (Uapi), voltada à qualificação dos serviços de saúde e de educação infantil, de forma a contribuir para os resultados das políticas municipais à primeira infância (zero a seis anos de idade).

“O desafio, aqui, é desenvolver políticas que nos possam ajudar a construir um mundo em que, no futuro, as pessoas com 80, 90 anos continuem saudáveis, amorosas e fraternas porque permanecem crianças, apesar do envelhecimento cronológico. Esse é o desafio: envolver políticas de educação infantil, de saúde, de assistência, de cultura, porque a criança é a coisa mais bela que existe porque nela não há maldade, só há amor, não há preconceito”, afirmou o prefeito de Belém.

(Bruna Ribeiro, estagiária, sob supervisão de Victor Furtado, coordenador do núcleo de Atualidades)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM