MENU

BUSCA

Saiba onde fazer o teste para diagnóstico de Mpox em Belém

Capital paraense possui três unidades de referência para diagnóstico e tratamento

Camila Guimarães

Pessoas com sintomas suspeitos de Mpox podem contar com três unidades de referência para diagnóstico e tratamento da doença em Belém. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). No Pará, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) já registrou dois casos de Mpox este ano (em 2023 foram 32) e afirma que já existe um plano de contingência elaborado. Atualmente, a doença é considerada emergência sanitária internacional.

As unidades de referência para diagnóstico e tratamento da Mpox são: o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Belém, a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Icoaraci e a UBS do Satélite.

VEJA MAIS

Pará comemora 201 anos de Adesão à Independência
Adesão do Grão-Pará à Independência do Brasil tem reflexos até hoje na sociedade paraense

Curto-circuito: veja como evitar que esse tipo de acidente elétrico ocorra em casa
Algumas atitudes simples podem prevenir lesões graves e também prejuízos materiais

Inscrições estão abertas para a 51ª Grande Coleta de Emaús; veja como participar
Campanha será realizada dia 29 de setembro; meta é mobilizar mil pessoas e arrecadar 6.500 objetos

A Sesma afirma que o atendimento é realizado em portas abertas, sem necessidade de agendamento, e está disponível para toda a população que apresente algum sinal ou sintoma da doença. Pacientes também podem ser encaminhados pelas UBS, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Hospitais Pronto-Socorro Municipal.

As unidades de referência contam com equipes especializadas para esses atendimentos. Caso o paciente não tenha possibilidade de locomoção, uma equipe pode ir até a residência para realizar o teste e acompanhar o tratamento. O horário de atendimento é das 8h às 17h. Para ser atendido, é necessário apresentar o cartão SUS, comprovante de residência, RG e CPF.

Belém