CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Programa Escola Segura: Governo irá lançar novas iniciativas para garantir segurança dos alunos

A grande intenção do programa é ter à disposição das escolas estaduais policiais ativos atuando nas proximidades das unidades,

O Liberal
fonte

Pensando em garantir mais seguranças aos estudantes paraenses, o Governo do Pará irá lançar na segunda-feira (17), o Programa Escola Segura e a criação do Núcleo de Segurança Pública e Proteção Escolar, de autoria da Secretaria de Estado e Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e Polícia Militar. O evento vai ocorrer no Auditório da Seduc, na Avenida Augusto Montenegro, em Icoaraci. 

VEJA MAIS

image Ministério da Justiça vai notificar redes para monitorar ameaças às escolas
De acordo com a pasta, até o momento, mais de 511 perfis com apologia à violência foram identificados

image Helder Barbalho anuncia conjunto de medidas para aumentar segurança nas escolas; vídeo
Além da criação do programa 'Escola Segura, a iniciativa prevê reforço de psicólogos e assistentes sociais para as unidades regionais e monitoramento nos estabelecimentos de ensino estaduais

image Escola Segura: Seduc divulga resultado de PSS para psicólogos e assistente sociais
O processo seletivo é de formação de cadastro de reserva, com objetivo de contratar 42 psicólogos e 42 assistentes sociais para auxiliar no atendimento psicossocial das escolas, em resposta à onda de ameaças

Durante o lançamento, também vai ser anunciada a criação de um aplicativo de alerta de segurança nas escolas em parceria com a Segup. O app poderá ter a função de monitorar ocorrências de violência escolares, abrindo um canal interno da Seduc com a comunidade escolar tanto nos casos de violência ou ameaças. 

Mas a grande intenção do programa é ter à disposição das escolas estaduais policiais ativos atuando nas proximidades das unidades, atuando no reforço da ronda escolar. Já nos interiores, serão policiais da reserva, também trabalhando assiduamente. Estima-se que cerca de mil agentes de seguranças são disponibilizados, e a grande prioridade será as escolas com maior vulnerabilidade social. Câmeras monitoradas pelo Centro Integrado de Operações (Ciop) serão instaladas dentro dos colégios.  

Como o programa será colocado na prática?

Os profissionais de segurança serão treinados a reforçar a tranquilidade nas escolas de uma forma mais assertiva. Os professores, comunidade escolar e agentes receberam um planejamento de como implantar ações pedagógicas de combate à violência. Manuais de procedimentos básicos com orientações de segurança, direitos e deveres serão apresentados e precisarão ser seguidos.

As escolas também vão receber maior atuação de psicólogas e assistentes sociais; serão trabalhadas as habilidades socioemocionais dos alunos; haverá promoção de atividades sobre saúde mental, autocuidado e desenvolvimento de processos criativos e o monitoramento do clima nas escolas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM