Prefeitura de Belém é questionada sobre decisão de manter praias de Mosqueiro impróprias para banho

A Associação Comercial de Mosqueiro (ACM) solicitou na quarta-feira (6), mais informações sobre os testes de balneabilidades realizados na região

O Liberal

A Associação Comercial de Mosqueiro (ACM) solicitou na quarta-feira (6), à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (Semma) mais informações sobre os testes de balneabilidade realizados na ilha de Mosqueiro. Os estudos constataram na sexta-feira (1º), que as praias do Paraíso, Baía do Sol, São Francisco, Grande e praia do Murubira estão impróprias para banho. A ACM pediu cópia das análises laboratoriais com as datas das coletas e amostras, dados sobre a empresa que realizou os testes e o histórico dos exames. 

VEJA MAIS

image Praias de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci estão impróprias para o banho, aponta estudo
As informações são de um estudo da Prefeitura de Belém, divulgado na tarde desta sexta-feira (1º)

image Ilha de Mosqueiro tem grande movimento no primeiro final de semana de julho
Mesmo com algumas praias improprias para banho, ilha de Belém recebeu muitos veranistas

Além disso, a Associação também quer saber o motivo de praias próximas e banhadas pelo mesmo rio tiveram resultados diferentes. Outra demanda é que a Semma realize os testes em períodos que antecedem às épocas de alta temporada, para que as providências legais sejam adotadas em tempo hábil pelos organismos competentes. O pedido seria na tentativa de não prejudicar a economia de Mosqueiro. 

“Como qualquer balneário, os negócios locais são aquecidos com o veraneio; são milhares de visitantes que buscam a ilha de Mosqueiro nas férias de julho, que se destaca como principal polo turístico da Região Metropolitana [de Belém], o que é ótimo para a economia local, uma vez que o comércio sofre com os períodos de baixa temporada e a falta de investimentos públicos para melhorar o turismo”, disse Mário Cardoso, presidente da entidade.

Procurada pela redação integrada de O Liberal, a Semma respondeu que a partir deste final de vai realizar ações de educação ambiental para orientar os banhistas nas praias de Mosqueiro.

“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) informa que já este final de semana equipes de educação ambiental vão orientar os banhistas nas praias de Mosqueiro impróprias para banho. Também vão dialogar com com vendedores e moradores da ilha, para que mantenham as placas de proibição da utilização das praias, que alertam os banhistas sobre os problemas de saúde que podem ser adquiridos, caso desobedeçam essa orientação.

Quanto aos testes de balneabilidade, a Semma  não pretende repeti-los neste período, considerando que os  foram realizados por laboratório com experiência neste tipo de análise, o que garante a confiabilidade nos testes já executados”, diz o comunicado.

VEJA MAIS

image Mosqueiro: ação emite meia-passagem, cartão sênior e cartão especial neste sábado
O serviço será das 9h às 14h, no Colégio Remígio Fernandez, localizado na Vila

image Mosqueiro completa 127 anos com liberação de créditos, ordem de serviço e festa
Prefeitura de Belém lança serviços para a população e veranistas na "Bucólica"

Relembre a decisão 

As praias do Paraíso, Baía do Sol, São Francisco, Grande e praia do Murubira, no distrito de Mosqueiro, estão impróprias para banho. Além disso, não estão recomendadas para banho no veraneio a praia do Cruzeiro, no distrito de Icoaraci e praia Grande, na ilha de Outeiro. As informações são de um estudo da prefeitura, divulgado na tarde da última sexta-feira (1º).

No entanto, algumas praias estão liberadas, pois seguem os parâmetros de balneabilidade. Segundo o estudo publicado recentemente, todas as praias da ilha de Cotijuba estão próprias para banho. Já na ilha de Outeiro, as praias permitidas são da Brasília e do Amor. Na ilha de Mosqueiro, as praias do Areão, Ariramba, Chapéu Virado, Farol e Marahu não possuem restrição. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM