CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Unidades Básicas de Saúde de Belém receberão testes gratuitos para covid-19

Os interessados em participar vão poder se voluntariar para a realização do exame, a partir de critérios que ainda serão detalhados pela Prefeitura de Belém

João Thiago Dias
fonte

As Unidades Básicas de Saúde da capital paraense serão os espaços onde será realizada, a partir da próxima segunda-feira (22), com datas e horários ainda não divulgados, a pesquisa com 60 mil testes gratuitos para covid-19. Os interessados em participar vão poder se voluntariar para a realização do exame, a partir de critérios que ainda serão detalhados pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

A informação foi comentada pelo prefeito Zenaldo Coutinho, no fim da tarde desta quarta-feira (17), por meio de mais uma live sobre medidas municipais para combate à covid-19, na conta dele no instagram. "A testagem em massa será feita em todas as nossas Unidades Básicas de Saúde. Vamos começar com 40 mil testes rápidos, mas já temos 60 mil ao todo (contando com mais 20 mil testes por biologia molecular)", adiantou.

Sob a coordenação da Sesma, por meio da Vigilância Epidemiológica, a testagem será feita em parceria com o Centro Universitário do Pará (Cesupa). Segundo o prefeito, a partir dessa pesquisa, será possível realizar um mapemaneto mais detalhado sobre o acometimento da doença na cidade.

"A testagem está vinculada a uma pesquisa epidemiológica. Cada unidade de saúde terá atribuição de fazer um quantitativo de testes por idade, escolaridade e outros, para que a gente tenha o perfil da cidade. Vai ter tantas pessoas idosas, tantas pessoas de meia idade etc, dividindo nos bairros", detalhou.

"Teremos pessoas voluntárias. Esse é o principal critério. Voluntárias dentro da estratificação social que foi feita. O pesquisador Renato Conduru doou o levantamento da estratificação social para o Município fazer a testagem com pesquisa. É a busca de fazer uma síntese da cidade para ter indicadores. Do nível de contaminação por bairro, faixa etária, e no conjunto da cidade, para ter noção exata do nível de adoecimento", completou Zenaldo.

A aquisição dos 40 mil testes rápidos, que detectam, por meio de amostra de sangue, a presença ou ausência de anticorpos em cerca de duas horas, foi anunciada desde o dia 27 de maio pelo prefeito. Já na última terça (16), ele anunciou a aquisição dos  20 mil testes pelo método RT-PCR (biologia molecular), cujo diagnóstico é feito em alguns dias, a partir de secreções respiratórias da garganta e do nariz, coletadas por meio de um cotonete (swab).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM