Pará ganha Centro de Comando e Controle para atuação integrada de órgãos de segurança

Complexo fará o monitoramento da segurança de grandes eventos

João Thiago Dias / O Liberal

O Pará é o primeiro estado do Brasil a construir, sem depender de aporte exclusivo do Governo Federal, um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), para monitoramento da segurança de grandes eventos, como eleições municipais e majoritárias, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Círio de Nazaré. O local reúne núcleos de diversas instituições municipais, estaduais e federais, a depender do evento.

Pará ganha Centro de Comando e Controle para atuação integrada de órgãos de segurança

O espaço foi inaugurado oficialmente no fim da tarde desta segunda-feira (22), pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), no quarto andar do prédio onde funcionava a TV Cultura, na avenida Almirante Barroso, nº 735, entre as travessas Humaitá e Chaco, no bairro do Marco, em Belém. No Círio 2021 e no Enem do último fim de semana, as equipes do CICC já fizeram alguns testes de monitoramento.

O Gabinete Interinstitucional, por exemplo, recebe até 20 representantes das mais variadas agências, dependendo da necessidade operacional. O local possui ainda plenário, sala de reunião, sala de som, banheiros e copa. Os investimentos em tecnologia incluem três vídeo All de alta definição - o maior com 16 monitores de 55 polegadas full HD e tela 4K -, que aperfeiçoam o trabalho desenvolvido pelos profissionais da área. Os equipamentos permitem ter acesso às câmeras, que também possuem reconhecimento de placa veicular. Na Segup, os profissionais contavam com apenas quatro telas.

Novo ciop

A programação também marcou a inauguração do novo Centro Integrado de Operações (Ciop), antes localizado na rua Cesário Alvim, bairro da Cidade Velha. Agora, a estrutura do Ciop está montada no terceiro andar do prédio na Almirante Barroso. O funcionamento será ininterrupto, de domingo a domingo, 24 horas. Em breve, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também será transferido para esse prédio.

O novo Ciop deverá reunir, além dos órgãos do Estado, como as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Departamento de Trânsito do Estado, outras instituições, como a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Guarda Municipal de Belém, Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu) e órgãos dos municípios de Ananindeua e Marituba, ambos na Região Metropolitana de Belém.

Segundo a Segup, o Ciop ampliou sua capacidade operacional e passou a ter mais eficácia nos trabalhos desenvolvidos. "Possui, agora, instalações dignas para os servidores que atuam no atendimento e despachos das ocorrências de urgência e emergência, feitas pela sociedade por meio do número 190", destacou a Segup.

"É espaço ideal para prover a integração entre as forças de segurança pública, defesa social e serviços de urgência e emergência da Região Metropolitana de Belém", detalhou a secretaria.

Ao todo, o CICC e o Ciop contam com 353 câmeras de monitoramento em vários municípios paraenses. Ainda nesse complexo de segurança, num prédio ao lado, estão instalados também profissionais do Núcleo de Gestão por Resultados, Diretoria de Tecnologia da Informação e Telecomunicação, todos vinculados à Segup.

Investimento

O investimento total é superior a R$ 6 milhões, valor que abrange a obra física, a aquisição de equipamentos, mobília e toda a estrutura necessária ao funcionamento.

A programaçã de inauguração foi realizada no próprio prédio da Almirante Barroso e contou com a presença do governador Helder Barbalho, do secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, e de outros gestores da segurança pública.

O governador Helder Barbalho enfatizou a importância da criação e entrega do novo espaço. "Este Centro de Comando e Controle vem para ampliar a estrutura do sistema de segurança e ter uma ferramenta fundamental, através da informação e da tecnologia. Que nós possamos, cada vez mais, estar estruturados para combater a criminalidade, combater a violência e garantir segurança para a nossa população", afirmou o chefe o Executivo.

De acordo com o secretário Ualame Machado, o  centro do Pará não deve nada a ninguém, em nenhum lugar do Brasil. "Nós conhecemos cerca de cinco Centros de Comando e Controle pelo Brasil, que tiveram Copa do Mundo (em 2014), e ganharam esse aporte. Nós pegamos o que há de melhor em termos de tecnologia e de estrutura em cada um deles e trouxemos pro Pará. Hoje, o Pará passa a ser também referência em plano de controle com o uso não só da integração, mas também de tecnologia de ponta", ressaltou.  

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM