O Liberal 77 anos: projeto ‘Você Repórter’ evidencia problemas estruturais nas comunidades de Belém
O projeto nasceu com o intuito de dar voz às comunidades da Região Metropolitana de Belém
Durante 77 anos, o jornal “O Liberal” sempre deu espaço para a comunidade. O jornal virou o porta-voz da população quando o assunto é falta de pavimentação de via, coleta irregular de lixo, ausência de iluminação pública, falta de sinalização de trânsito, entre outros problemas. Com isso, um dos projetos mais recentes do Grupo Liberal é o “Você Repórter”, uma ferramenta que une o jornalismo na sua essência com os problemas sociais.
VEJA MAIS
Segundo o diretor de conteúdo do Grupo Liberal, Felipe Melo, o projeto é uma ferramenta eficaz dar voz às comunidades da Região Metropolitana de Belém. “Esse contato direto com a população, permite que as pessoas expressem suas dificuldades e problemas sociais que enfrentam na cidade. Esse projeto fortalece a participação e a transparência do jornalismo que temos construído nestes 77 anos”, destacou o diretor.
Com o principal objetivo de empoderar a comunidade, a periferia da Grande Belém, o “Você Repórter” vem proporcionando um espaço para denunciar problemas comuns às grandes cidades, mas também propõe soluções para essas mazelas, que muitas vezes são criadas pela falta de fiscalização e gestão pública. Para o diretor de conteúdo, “a parceria e a colaboração estreita com as comunidades são fundamentais para a construção desse jornalismo popular que o ‘Você Repórter’ se propõe em ser”.
Como todo grande projeto, o “Você Repórter” veio com alguns desafios, “mas que vamos superando com planejamento e com o desejo de querer acertar”, declarou Felipe. Para o diretor, a reposta dos leitores tem sido positiva. “Os entrevistados se veem valorizados, escutam suas próprias vozes ecoando na sociedade por meio dos veículos do Grupo Liberal. Acredito que o projeto cria essa sensação de pertencimento a uma comunidade”.
Felipe destacou ainda que o propósito é manter ativa a proposta para a evolução do jornal. “Pois fortalece a ligação com a comunidade, sustenta a responsabilidade social e assegura que as narrativas locais continuem a ser ouvidas nos próximos anos. Acredito que esse jornalismo popular que estamos fazendo é um caminho sem volta”, concluiu o diretor.
O agente de portaria, Eduardo Rodrigues, morador da travessa Bom Jardim em Belém, foi uma das vozes que já participou do projeto “Você Repórter”. Na ocasião, o morador denunciava vários buracos na via causando transtornos para pedestres, ciclistas e, principalmente, aos condutores de motos e carros. Para Eduardo, participar do projeto e chamar atenção do poder público foi uma maneira da população se sentir acolhida.
“Uma iniciativa como essa é muito importante porque dá voz ao povo que precisa. Muitas vezes somos excluídos, esquecidos e dessa forma, a gente consegue se vê na mídia, mostrar as mazelas da nossa comunidade”, destacou o morador. Eduardo ressaltou ainda que depois da matéria feita pelo jornal O Liberal, alguns vereadores se mostraram disponíveis para resolver o problema. “É uma visibilidade muito grande que o Liberal traz consigo, principalmente, em um projeto como esse”.
A autônoma Silvia Letícia Tavares (da foto), também moradora da travessa Bom Jardim, acredita que o “Você Repórter” é uma forma de evidenciar os problemas que muitas vezes, são desapercebidos pelo poder público. “Eu dei a entrevista, me senti representando minha comunidade e mesmo que eles ainda demorem para vir resolver nosso problema, é uma forma de lutar pelas melhorias de infraestrutura do nosso bairro”, destacou.
Como denunciar
O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.