Manifestação: servidores da Funpapa em greve fazem ato na avenida Nazaré nesta segunda (21/3); vídeo
Trânsito foi parcialmente obstruído pelos manifestantes, que reivindicam melhorias salariais e melhor estrutura de trabalho
Servidores da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), órgão da Prefeitura de Belém, estão em greve. A categoria reivindica melhorias salariais e estrutura de trabalho. Na manhã desta segunda-feira (21), um grupo promoveu um ato público, na avenida Nazaré, esquina com a travessa Quintino Bocaiúva, em frente à Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém (Codem).
Os servidores da Funpapa são responsáveis pela aplicação de políticas de assistência social no município de Belém (Cras, Creas, abrigos, programas de renda como o Bora Belém, entre outros).
Esta é a terceira paralisação do ano, mas é o primeiro dia de greve, de acordo com Galdina Leite, diretora do Sintsuas Funpapa. A servidora afirma que se não houver uma resolução do diálogo entre o prefeito de Belém e a comissão montada pelos servidores, a greve continuará.
As principais pautas de reivindicações dos servidores dizem respeito ao plano de carreira e a estrutura de trabalho oferecido que, segundo Galdina, é precária. "Não estão cumprido o artigo 83 do plano de carreira. Tem técnico ganhando menos. E a falta de condições de trabalho. Nós temos 6 casas abrigos: de mulheres, de crianças, de pessoas em situação de rua, abrigo feminino de adolescentes com filhos, masculino de adolescentes e Centro pop", explicou.
"O abrigo de zero a seis anos não tem fraldas, por exemplo. A gente tira 50 reais de cada um dos funcionários para comprar. A alimentação deles é so frango, não tem frutas, nos abrigos não tem itens de higiene. Nos CRAS não tem estrutura" completou.
Os motoristas precisam ficar atentos e evitar o trecho. Somente uma pista da avenida Nazaré está liberada para tráfego.
Negociação
A Prefeitura de Belém informou que realizou, nesta segunda-feira (21), a terceira mesa de negociação entre a gestão e os servidores da Funpapa. O encontro ocorreu no auditório da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), no bairro de Nazaré.
Na pauta de negociação estão reajuste salarial para a categoria e a solicitação de melhores condições de trabalho por parte dos servidores junto à prefeitura.
Na questão salarial, a proposta da administração municipal para os servidores foi a oferta do saldo da folha de pagamento da Funpapa, de quase 1,4 milhão de reais, para atualizar a tabela salarial, o que equivale a um reajuste de 3%, já valendo a partir de março de 2022. Em relação às condições de trabalho, a Prefeitura de Belém se comprometeu em montar um grupo de trabalho, entre gestão e servidores, para debater o ponto.
As propostas serão analisadas pelos representantes dos servidores da Funpapa e, na sexta-feira (25), às 14h, na sede do órgão, deve ocorrer outra mesa de negociação, para se chegar a um acordo entre gestão e servidores.
Compuseram a mesa os titulares das Secretarias Municipais de Administração, Jurandir Novaes; de Controle Interno e Transparência (Secont), Luiz Araujo; e os representantes das Secretarias de Finanças (Sefin) e de Gestão do Planejamento (Segep). O presidente da Funpapa, Alfredo Costa, e representantes do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social da Fundação Papa João XXIII (Sintsuas-Funpapa) também participaram da negociação.
“Hoje, nos comprometemos em usar todo o saldo da folha de padamento da Funpapa para a atualização da tabela salarial dos servidores, o que vai nivelar as faixas do órgão. Os servidores podem esperar da gente o compromisso com o social e com a valorização deles”, pontuou a secretária de Administração, Jurandir Novaes, ao final do encontro.
"A Prefeitura de Belém ressalta que, desde 2018, está congelada a atualização da tabela de progressão salarial dos servidores da Funpapa e que pretende mudar essa realidade", destacou, em nota.
O presidente da Funpapa, Alfredo Costa, disse durante a mesa que o diálogo da gestão com seus servidores é permanente e transparente. “Estamos mostrando a realidade orçamentária e financeira para tentarmos chegar a um acordo do que é possível fazer, isso está sendo feito aqui”, fala Alfredo.
"A Prefeitura de Belém destaca que, desde 2021, são realizadas rodas de diálogo com os servidores da gestão municipal, para que as reivindicações trazidas às mesas sejam atendidas", detalhou a nota.
Ainda de acordo com a Prefeitura de Belém, é prioridade na atual gestão a valorização do servidor público. "Para isso, estão sendo realizando diversas reuniões com as várias categorias, com o intuito de atender suas solicitações dentro do cenário orçamentário do município", pontuou.
"A Prefeitura de Belém possui uma Política de Valorização dos Servidores sempre em busca da garantia de direitos, que há anos não vêm sendo assegurados a eles", finalizou.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA