Incêndio atinge assentamento em Novo Progresso, no sudoeste do Pará
Bombeiros conseguiram combater o fogo
Moradores dizem que o fogo afetou casas e o acesso às redes de energia e comunicação. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Estadual combateram o incêndio, que começou na última quinta-feira (11) e se prolongou até sábado (13). Com informações da TV Liberal.
No sábado, no entanto, os focos de incêndio estariam sob controle e sendo monitorados com auxílios de uma plataforma digital, de detecção de queimadas em tempo real, informou o Corpo de Bombeiros que também utilizou satélites para identificar pontos de calor.
O assentamento Nossa Terra é uma área com histórico de conflitos entre fazendeiros, assentados e grileiros. No ano de 20019, a área foi uma das mais afetadas no episódio que ficou conhecido, nacionalmente, como o Dia do Fogo.
Dados do Inpe
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desde 2019, o desmatamento na região amazônica, nos meses de julho, superam 1.000 km quadrados, num patamar muito superior aos períodos anteriores. No acumulado de um ano, a devastação também é considerada alta pelos pesquisadores do Instituto.
Os dados atuais marcam o fechamento do calendário anual de medição que começou em agosto de 2021 até agosto deste ano. Os desmatamentos foram maiores nos estados do Pará, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA