Hospital de campanha da capital começa a ser montado no Hangar
O plano de contingência para enfrentamento da pandemia de covid-19 prevê a criação de 720 leitos, sendo 420 em Belém e os demais no interior do Estado
Começaram nesta terça-feira (31) os preparativos para a montagem do hospital de campanha que será instalado no Hangar Centro de Convenções, em Belém, destinado aos pacientes acometidos pelo novo coronavírus provenientes da capital paraense, nordeste do Estado e parte do Marajó. Pela manhã, profissionais da limpeza iniciaram a higienização do espaço, que comportará 420 leitos de Baixa Complexidade.
À tarde foi feita parte da montagem do piso, que foi revestido com uma espécie de lona branca. A chegada da estrutura, trazida de São Paulo, o entanto, só ocorreu à noite. A montagem efetiva deverá ser feita nesta quarta-feira, 1º. As estruturas são modulares e já vêm prontas e aprovadas para funcionar como ambiente hospitalar.
Segundo o Governo do Estado, o plano de contingência para enfrentamento da pandemia de covid-19 prevê a criação de 720 leitos, sendo 420 em Belém. Outros 120 leitos serão gerados a partir da instalação do hospital de campanha de Marabá, montado no Centro de Convenções da cidade; mais 120 com o hospital montado no estádio Colosso do Tapajós, em Santarém; e outros 60 leitos em Breves, no Marajó. A previsão é que todas as estruturas comecem a ser entregues a partir do dia 6 de abril.
A medida visa liberar espaço nos hospitais de referência que tenham disponibilidade para receber pacientes com quadros mais graves da covid-19. Até a construção dos hospitais de campanha, o estado contará com apenas 23 leitos destinados a pacientes em estado grave da doença, segundo o governo.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA