Gripe H3N2 pode causar alterações na voz durante período de infecção
Hidratação e repouso podem garantir uma recuperação adequada, mas é importante consultar um médico se a voz for instrumento de trabalho para que haja acompanhamento

O contágio pelo vírus Influenza A de subtipo H3N2 tem provocado alterações na voz, durante o período de infecção, de pacientes acometidos pela doença. O distúrbio ocorre devido à formação de um edema causado pelo vírus que ataca a laringe, provocando tosse, rouquidão e até perda vocal.
VEJA MAIS
O fonoaudiólogo e pesquisador na área de voz, Vinícius Araújo, explica que um dos sintomas é a inflamação na garganta o que pode afetar a região das pregas vocais. Os dois músculos que formam as pregas vocais são elásticos e vibram com a passagem do ar. Quando inflamados, por conta da ação de vírus, eles podem ficar rígidos e vibram bem menos, ocasionando alteração vocal.
“A tosse e a rouquidão são consequência da predileção do vírus, muitos pacientes estão apresentando algum tipo de sintoma vocal, principalmente quem utiliza a voz como fermenta de trabalho, em alguns casos específicos podem até ficar afônicos por um período durante a infecção”, afirma Araújo.
A baixa imunidade, falta de hidratação, questões climáticas e propagação em ambiente fechado são fatores que contribuem para as alterações na voz. “Devemos nos hidratar bastante, principalmente nesse período de inverno, na qual a disseminação de vírus pode ser maior, vivemos em uma região propensa a isso”, pontua o especialista.
Para auxiliar na recuperação da voz, o paciente deve fazer repouso vocal, evitar bebidas geladas e bebidas alcoólicas, e manter uma boa hidratação. A fonoaudióloga Márcia Salomão orienta que não se deve fazer nenhum tipo de exercício vocal durante a infecção.
“Quando há um tipo de infecção virótica ou até bacteriana, você não deve exercitar a musculatura porque ativa a circulação e pode piorar o quadro”, explica. A especialista ressalta ainda a importância de sempre buscar orientação de um médico otorrinolaringologista em caso de rouquidão por gripe ou sem explicação que persista por mais de 10 dias. “Esse profissional é o primeiro que deve ser procurado, ele que vai fazer uma laringoscopia e visualizar as pregas vocais para então dar o diagnóstico e prescrever medicação ou não”, conclui a médica.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA