Funpapa e Cohab devem ajudar proprietário de casa desabada do Curió-Utinga; ele precisa de doações
Seu Reginaldo Nazareno perdeu a casa no domingo (7). Perdeu o filho no ano passado. Perdeu a aposentadoria sem saber o porquê. Apesar de tudo, diz pensar positivo sempre.
Mesmo vendo a própria casa em ruínas, o senhor Reginaldo Nazareno Braga, de 53 anos, mostra força, calma e otimismo.
Ele é o proprietário do imóvel que desabou, na tarde deste domingo (7), no bairro do Curió-Utinga. Ninguém se machucou, pois o local estava vazio no momento. Reginaldo havia saído para assistir ao jogo final da Copa América.
Sorrindo, diz ter esperança de que tudo vai se ajeitar e comemorava, com muita simplicidade, que havia conseguido resgatar uma bermuda dos escombros. Só que perdeu todo o resto.
Reginaldo só ficou com a roupa do corpo e a bermuda resgatada. O mesmo ocorreu com um primo dele, que também morava lá.
Os armários com as roupas, móveis, geladeira, ventilador e fogão e outros pertences ficaram soterrados. Neste momento, ele diz que, se alguém quiser e puder ajudar — com essa humildade mesmo e sem derramar uma única lágrima —, que o arranje algumas roupas e alimentos.
Está morando na casa da mãe dele, que não estava pronta para essa nova condição. O telefone de Seu Reginaldo para ajudá-lo é (91) 99619-9790.
Pensamento positivo
"Tem que pensar positivo. O pessoal da Funpapa me procurou e falaram que eu poderia receber também Cheque Moradia. Eu ainda não sei muito bem como essas coisas funcionam, mas vou procurar saber o que fazer. O que importa é que Deus garantiu o que é mais importante para nós. A vida. Estou vivo. Estou bem", disse seu Reginaldo.
Ao falar sobre estar vivo, lembrou do filho dele, que foi assassinado, aos 24 anos, no ano passado. O proprietário da casa desabada é aposentado, mas o benefício dele foi suspenso. Não sabe o porquê. Outro desafio.
Em nota, a Prefeitura de Belém informa que "...a Defesa Civil Municipal atua em casos como este, de desabamento, com o levantamento dos danos e, posteriormente, elaborando laudo técnico que é entregue ao dono do imóvel. Em casos de residências com riscos de desabamento, a população pode solicitar vistoria da Defesa Civil na sede do órgão, localizada na avenida Júlio Cesar, n° 1026, bairro de Val de Cães, de segunda a sexta, das 8h às 14h".
"Com relação a assistência, a Funpapa atua com o Serviço de Proteção de Calamidade Pública e Emergenciais (Sicape), que identifica as famílias e encaminha para as inscrições em programas de benefícios sociais, por exemplo, auxílio aluguel e Bolsa-Família", informa a prefeitura.
Coragem e resiliência
A Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) também deverá entrar em contato com Reginaldo Nazareno para encontrar uma forma de amenizar os problemas que ele, com muita coragem e resiliência, vem enfrentando.
A casa foi construída há 10 anos, pela mãe dele, na Rua K-3, uma via que carece de todos os elementos do saneamento básico.
Gilson da Silva Sales trabalha como mestre de obras e aponta para uma coluna desabada da casa.
"Ferros finos, material frágil. A estrutura era inadequada para ficar nesse terreno, que é um gapó. Há pouco tempo levantaram essa casa ao lado e pode ter afetado a casa do Nazareno. É preciso ter muito cuidado ao fazer uma obra dessa. As pessoas economizam, querem fazer o mais barato e não contratam engenheiros. É perigoso", diz Gilson.
O laudo sobre as causas do desabamento ainda está sendo produzido pelo Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA