Festejos de São Pedro e São Paulo ocorrem hoje no Guamá

Programação foi antecipada, a pedido da CNBB, e tem cuidados com regras diante da pandemia

Redação integrada de O Liberal
fonte

Na manhã deste domingo, 28, a comunidade católica do Brasil celebrou o dia de São Pedro e São Paulo, os últimos das festas de santos juninos. O dia dos santos é celebrado pelo mundo inteiro no dia 29 (segunda-feira), mas por por solicitação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a celebração foi transferida para este dia 28 no país.

Na Paróquia São Pedro e São Paulo, localizada na Rua Barão de Igarapé-Miri, bairro do Guamá; o dia começou com celebrações aos padroeiros, mas com adaptações devido a pandemia. Às 7h da manhã foi celebrada a primeira missa do dia, e ao final dela, as imagens dos dois santos saíram em procissão pelas ruas do bairro do Guamá, conduzidas em um carro. Grande parte da programação também é transmitida on-line.

image Programação segue até esta segunda-feira (Ivan Duarte / O Liberal)

Para evitar a aglomeração de fiéis em procissão, a paróquia precisou adaptar o ritual. Uma segunda missa foi celebrada às 9h, para manter os fiéis dentro da igreja enquanto as imagens seguiam em procissão nas ruas. O percurso da peregrinação não foi divulgado, também para evitar aglomerações; em vez disso, um carro som acompanhava o carro que levava os santos, onde um dos padres abençoava os fiéis e avisava sobre a passagem da procissão. As imagens retornaram à igreja ao fim da segunda missa.

O local também teve a lotação reduzida, com o número de fiéis restringido à 15%, um total de 100 pessoas por celebração. Por conta disso, a festividade também passou a contar com mais missas, para que as pessoas interessadas pudessem acompanhar as celebrações.

Ao longo do domingo ainda haverá mais duas missas: uma às 17h, e outra às 19h. Para participar, o público precisa retirar senhas previamente no local. A festividade é encerrada na segunda-feira, 29, com uma missa às 19h.

Processo desafiador

O Padre Evandro Fonseca Araújo diz que produzir a festividade em meio a pandemia foi desafiador, mas que o momento do isolamento social trouxe outras possibilidades, que aproximaram mais fiéis das celebrações. A festividade começou no dia 19 de junho.

“Uma destas maneiras foram as redes sociais. Passamos a observar as orientações sanitárias e também aumentamos a quantidade de missas. Exigiu uma engenharia maior de pessoas com criatividade; algumas apresentações foram em live. Foi desafiador, e está sendo, mas por outro lado, está trazendo novas maneiras de vivermos a fé e enfrentar os desafios”, conta o Padre Evandro.

Ele destacou ainda que as redes sociais fizeram com que a festividade atingisse muito mais gente, até em outras cidades. “Teve algumas apresentações que tiveram mais de 3 mil visualizações. Dificilmente teríamos uma festividade com mais de 2 mil pessoas aqui porque não comporta. Atingimos não só pessoas da paróquia, mas de outras cidades também”, destaca.

image Santos: reinvenção da tradição na quadra junina (Ivan Duarte / O Liberal)

Mesmo com as adaptações tecnológicas, teve aqueles que fizeram questão de ir até a igreja agradecer os padroeiros, como a dona Maria José, de 62 anos. Ela foi ao local para agradecer graças alcançadas.

“Há cinco anos fiz essa promessa. Assim que eu acabasse minhas duas casas, eu vinha aqui cumprir minha promessa com eles dois. Então hoje estou aqui, mas amanhã venho também. Sou católica, então estou aqui cumprindo minha promessa. Ano que vem, se Deus quiser, de novo estarei aqui”, conta ela, emocionada.

Outra alternativa da festividade traz alternativa as barracas de comida, características de festividades católicas. Durante a noite, quando são transmitidas as apresentações culturais, os fiéis podem comprar as comidas típicas por meio de delivery.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM