Familiares celebram missa de um ano de falecimento do jornalista e professor João Carlos Pereira 

A missa será nesta quarta-feira (10), na Capela de Nossa Senhora de Lourdes, às 19h30

O Liberal
fonte

Familiares e amigos do jornalista, escritor, professor e pesquisador do Círio, João Carlos Pereira, se reúnem às 19h30 desta quarta-feira (10), na Capela de Nossa Senhora de Lourdes, na avenida Governador José Malcher, em Belém, para a missa de um ano de falecimento deste que foi um importante colaborador do Grupo Liberal por quase quatro décadas.

Professor de Língua Portuguesa, Literatura e de Técnica de Redação, João Carlos contribuiu com a formação de várias gerações de jovens em Belém. Falecido em 10 de novembro de 2020, aos 61 anos, vítima da covid-19, ele deixou saudosos vários alunos e colegas de profissão, tanto no jornalismo quanto na Universidade da Amazônia (Unama), onde lecionou, e ainda na Academia Paraense de Letras, onde ocupava uma cadeira como imortal da palavra.

João era articulista do jornal O Liberal e colaborador não apenas do caderno de Cultura. Costumava ser acionado para escrever sobre temas diversos, e era também comentarista cativo das transmissões do Círio de Nossa de Nazaré feitas pela TV Liberal, por 19 anos.

Em outubro de 2020 ele ainda chegou a participar da cobertura jornalística da festa religiosa pela emissora. Dias depois ele testou positivo para covid-19, e, no começo de novembro, faleceu.

"Há um ano vivo na ausência do filho e do pai. A saudade é diária e, em alguns momentos, quase que enlouquecedora. O silêncio da falta grita muito alto e o choro vem. Ele ainda vem com frequência, mas me pego rindo, entre lágrimas, da bronca que imagino que ele me daria, ao me ver chorando", contou a filha do jornalista, a psicóloga Mariana Pereira.

Ela recordou que o pai sempre a aconselhava para que não chorasse, porque as coisas não iriam se resolver com o choro. "E ele tinha razão. Não resolve, mas alivia. Alivia a saudade e o medo do desamparo. Há um ano meu telefone não toca, com o rosto dele aparecendo na tela. Há um ano eu não ligo para ele só pra perguntar se ele está bem e, como resposta, recebo uma leve bronca por ter atrapalhado o momento em que ele estava trabalhando. Mas no final da ligação sempre vinha: 'tô bem, minha filha. Obrigadinho pela preocupação'. Há um ano não escuto 'obrigadinho', com o sotaque português que ele fazia. Que falta", diz ela, emocionada.

A jornalista de O Liberal, Clara Costa, manteve uma amizade duradoura com João. "Meu grande amigo", declara, recordando o tempo em que ela e João, ainda, no Colégio Moderno, chegaram a dar aulas, juntos, de português e de técnicas de redação.

"E depois nos encontramos na redação de O Liberal. João era, sim, uma verdadeira enciclopédia. Dono de uma vasta cultura, dominava diversos assuntos. Nos últimos anos, por ele ser cronista fixo da Cultura às segundas-feiras, nós nos falávamos quase todos os dias. É uma perda que sinto na vida pessoal e profissional. Eu sempre recorria ao conhecimento e à memória dele", conta Clara Costa.

Homenagem da TV Liberal e documentário 

Em outubro passado, João Carlos Pereira foi homenageado pela TV Liberal com o documentário "João de Nazaré". O filme, de 65 minutos, tem a direção da cineasta Angela Zoé, roteiro do jornalista André Laurent, e traz depoimentos inéditos de João. Produzido e exibido pela emissora, o material pode ser acessado na sessão Documentário na GloboPlay. 

No documentário, com envolvimento direto do diretor de Programação da TV Liberal, Elton Magalhães, o público confere histórias contadas por um dos maiores pesquisadores do Círio de Nazaré. Além dos depoimentos, o trabalho destaca a figura do João Carlos Pereira escritor, sob uma perspectiva pouco conhecida: o poeta.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM