Encerra hoje ação que achou celulares, armas, bebidas, colete e até túneis em cadeias do Pará

Susipe diz que reconhece direitos, mas promete impor disciplina em presídios após Operação Opus

Dilson Pimentel
fonte

Um total de 88 celulares, 134 armas brancas, um revólver calibre 22, uma algema, 66 garrafas de bebidas alcoólicas (cachaça e uísque), dois rádios HT e até um colete à prova de balas, além de três túneis descobertos. Esse é o saldo da ação de revista realizada em cadeias do Estado - a ação mais dura da chamada "Operação Opus", que a Superitendência do Sistema Penal do Pará (Susipe), está realizando até esta quinta (17), nas casas penais paraenses.

LEIA TAMBÉM: 


No primeiro dia da operação, na segunda (14), medidas mais ostensivas foram programadas - com intuito de marcar maior presença do Estado nessas unidades. As revistas e apreensões ocorreram nos dois mais importantes complexos penitenciários do Estado (Americano e Marituba), e também em de unidades penais do interior do Estado.

"Identificamos cada um que estava portando celular e droga e bebida, tudo aquilo que não é permitido dentro do cárcere, e abrindo procedimentos disciplinares. A lei se aplica fora e dentro do cárcere", afirmou, sobre essas apreensões, o titular da Susipe, Jarbas Vasconcelos.

AÇÕES 

"Estamos reconhecendo direitos, exigindo deveres e impondo disciplina no cárcere. Para aqueles que têm comportamento adequado, vamos dar toda a assistência (à saúde e jurídica). Mas também vamos coibir duramente todos aqueles que tentarem fugir, portar drogas, tentar sair e trazer armas (para o cárcere)".

Durante a "Operação Opus", ações de saúde e a assistência jurídica estão sendo realizadas desde terça (15) junto a apenados dos centros de recuperação penitenciária II e III (CRPP II e CRPP III), localizados no município de Santa Izabel, e também nos três presídios estaduais localizados em Marituba. A previsão é atender mais de de sete mil internos em três dias de ação (15, 16 e 17).

As ações de saúde são focadas em atendimento clínico e odontológico e teste rápidos para HIV; sífilis e hepatites B e C e tuberculose. Já a ação jurídica está centrada na avaliação do processo penal dos presos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM