Dia dos Pais: trabalhadores da Ceasa recebem ação com serviços gratuitos
Na noite da última quarta-feira (16), foram oferecidos serviços jurídicos, de saúde e beleza
Em comemoração ao Dia dos Pais, celebrado no último domingo (13), aproximadamente 500 pais que fazem a rotina da Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa-PA), em Belém, receberam uma ação especial na noite desta quarta-feira (16). Na ocasião, foram oferecidos serviços jurídicos, de saúde e beleza. Permissionários, funcionários do mercado e carapirás (pais catadores que retiram de lá diariamente o sustento de suas famílias), puderam contar com os serviços organizados pela Fundação Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), pela Secretaria de Estado de Justiça (Seju) e pela Secretaria Municipal de Saúde - Belém (Sesma).
Dentre os serviços oferecidos, houve atendimento de enfermagem (aferição de pressão arterial, verificação de glicemia), atendimento médico (clínico geral) e psicólógico, além de atendimento odontológico (limpeza, flúor e retirada de tártaros). Os pais também puderam contar com massoterapia, vacinas, distribuição de camisinhas, corte de cabelo, emissão de documentos, testes de HIV, sífilis e hepatite.
Ainda durante o evento, foi realizada uma distribuição de sopa e mingau, doação de roupas e sapatos, palestra, degustação de produtos feitos pelo projeto "Cozinha Escola" e doação de cestas de hortifrutis orgânicos do projeto "Banco de Alimentos".
Jaila Torres Alfama, massoterapeuta humanizada, manifestou gratidão pela experiência em participar do evento. “Essa noite ficará registrada em minha carreira profissional. Poder amenizar as dores dos carapirás e dos permissionários da Ceasa, pessoas que tem uma lida diária onde, literalmente, ‘carregam o mundo nas costas’ lhes proporcionando um conforto na liberação da sua carga de estresse através da massagem humanizada”, declarou. Jaila
Sebastião Mendes, 46 anos, encontrou na Ceasa um meio de suprir as necessidades da família. É no mercado da Central de Abastecimento que ele encontra todas as noites alimentos que recolhe para levar pra casa. “Nós, catadores, consideramos a Ceasa nossa segunda casa. É aqui que a gente pega frutas, verduras, legumes que são descartados e leva para alimentar nossas esposas, pais, filhos”, comemorou.
O presidente da Ceasa, Raimundo Santos Júnior, esteve à frente da programação, percorrendo com a equipe de servidores todo o mercado, entregando brindes e convidando para que o maior número de pessoas participassem e usufruíssem da ação. Ele avaliou como bastante positiva a iniciativa, que foi uma forma de valorização os pais. “A partir dessa noite, pensaremos em outras ações aqui para o mercado, trazendo serviços que atendam às necessidades desse público. Eles passam noites e madrugadas em claro, para abastecer nossas mesas com seus produtos e, na maioria das vezes, mal têm tempo para descansar durante o dia até a próxima jornada de trabalho”, explicou o gestor.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA