Devotos de Nossa Senhora do Bom Remédio se unem em procissão no Círio no próximo domingo
A programação terá início às 6h30, com uma missa na Comunidade do Imaculado Coração de Maria, no bairro do Coqueiro, seguindo de procissão
Moradores do Conjunto Satélite, bairro do Coqueiro, em Belém, já estão nos preparativos para o Círio de Nossa Senhora do Bom Remédio, que será realizado no próximo domingo (4), em seu formato tradicional, após ser realizado em forma de carreata durante os anos de 2020 e 2021, por conta da pandemia de covid-19. A programação terá início às 6h30, com uma missa na Comunidade do Imaculado Coração de Maria, na rua A, na rodovia Mário Covas, celebrada pelo padre Richardson Santos, vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio. E, em seguida, a imagem da santa seguirá em procissão pelas ruas do conjunto.
VEJA MAIS
Os fiéis percorrerão as seguintes vias: rua A; rodovia Mário Covas; rua SN 1; travessa WE 11; rua SN 9; travessa WE 7; Cosanpa; rua SN 6; travessa WE 8; e o trajeto finaliza com a chegada na Igreja Matriz, no Conjunto Satélite, localizado na travessa WE 6, nº 455, bairro do Coqueiro. Na chegada haverá uma missa presidida pelo Padre Agostinho Cruz, Vigário Geral da Arquidiocese de Belém. Esta é a 41ª edição da romaria que já é tradição entre os devotos da padroeira.
Festividade
A programação do Círio é mais um dos momentos da Festividade de Nossa Senhora do Bom Remédio, que inicia nesta sexta-feira (2) e segue até o próximo dia 11 de setembro, com missa sempre às 19h presidida por padres convidados, além de programações culturais. Este ano, o festejo tem como tema “Maria, Mãe do Salvador” e o lema “E o verbo se fez carne".
Também como parte da programação, nesta sexta-feira, às 19h, haverá a abertura oficial da festividade, com a apresentação do manto de Nossa Senhora, durante missa presidida pelo Padre Gabriel Marruáz, pároco da Paróquia São José Esposo de Maria, do distrito de Outeiro.
Jefferson de Brito, coordenador da Pastoral de Comunicação (Pascom) e devoto de Nossa Senhora do Bom Remédio, conta que a pandemia foi um período bastante difícil para toda a comunidade paroquial, por conta da perda de diversos paroquianos e membros do clero. E, por esse motivo, a festividade deste ano também é uma forma de homenagem e gratidão, pois conta com o nome dos fiéis no cartaz da festividade.
“Para este momento de retomada, o cartaz, que foi lançado em maio, se apresenta com a árvore de oliveira atrás de Nossa Senhora. A árvore de oliveira é um símbolo de paz e esperança do povo de Deus, paz para os nossos corações e esperança de que vivamos dias melhores, de que nossos entes falecidos alcancem a vida eterna”, contou Jefferson.
Trasladação
No sábado (3), os fiéis se reúnem para a trasladação. Às 18h30, haverá a missa da trasladação presidida pelo Padre Humberto Brito, pároco da Paróquia Cristo Redentor, e, logo após, a saída da procissão seguindo em carreata para a Comunidade do Imaculado Coração de Maria.
(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA