MENU

BUSCA

Desabamento: Bombeiros apontam possível falha no projeto e execução das sacadas do Cristo Rei

Órgão deve solicitar a demolição de todas as outras sacadas do prédio. "Se houve falha na execução de uma das sacadas, as outras também podem estar correndo risco", diz coronel

Dilson Pimentel / Camila Guimarães

O desabamento das 13 sacadas do edifício residencial Cristo Rei, no último sábado, 13, na Cremação, em Belém, pode ter sido resultado de falha no projeto e execução das estruturas, aponta o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), nesta segunda-feira, 15. A hipótese está sendo avaliada após o início da perícia que está sendo feita em conjunto com a Polícia Científica do Pará (PCP).


O coronel do CBMPA, Jaime Oliveira, conta que, após a análise inicial, feita ao longo de sábado, 13, e domingo, 14, já é considerado que houve erro na construção da sacada de cobertura do edifício, o que sugere que a mesma falha possa ter sido replicada em todas as outras sacadas.

"O prédio está sem condições de funcionamento. Uma das hipóteses que trabalhamos agora é falha de execução, tanto na concepção do projeto quanto na execução do projeto da sacada da cobertura. Se houve falha na execução de uma das sacadas, as outras também podem estar correndo risco. Por isso que vai ser solicitada até a demolição das outras sacadas que permaneceram no prédio".

O principal indício de falha na execução do projeto das sacadas, segundo o coronel, foi a verificação de falta de ferragem na parte da estrutura do prédio que ficou exposta, bem como no entulho, sugerindo que a construção das sacadas não foi feita do modo como deveria para garantir sua sustentação:

"Tudo leva a crer que tinha menos ferro que o necessário. Além disso, todo concreto dá sinal quando ele está prestes a sofrer alguma coisa, como marcas de infiltração, por exemplo. Também há suspeita de falha de manutenção, de alguém ter visto os sinais e não ter feito os reparos necessários", diz o coronel.

O laudo técnico do CBMPA junto com a PCP está previsto para ser publicado daqui a 10 dias.

VEJA MAIS

Desabamento: sacadas do Cristo Rei podem ter caído por causa de infiltrações; saiba mais
Laudo técnico da Defesa deve ser emitido ainda hoje (15) e da Polícia Civil daqui a 10 dias

Desabamento: caso no 'Cristo Rei' traz impactos negativos para a comercialização de imóveis
O primeiro impacto é negativo com relação a qualquer tipo de negociação de venda ou aluguel dos imóveis do edifício

Desabamento: 'outros prédios de Belém podem desabar se nada for feito', diz presidente do Crea-PA
Para Adriana Falconeri, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (Crea-PA), existem outros prédios em Belém que estão correndo riscos semelhantes aos do edíficio Cristo Rei.

Área ainda terá isolamento e interdição

O Corpo de Bombeiros também informou que ainda nesta segunda-feira realiza a retirada do entulho, resultado do desabamento. Parte da rua dos Mundurucus, onde fica o prédio, permanecerá interditada:

"A retirada do entulho vai evitar todo o transtorno que está ocasionando. A via ainda vai ficar interditada, devido ao risco que as outras sacadas ainda oferecem, então, se houver algum outro desmoronamento, ele vai ficar contido na área pré-determinada por nós". 

Belém