Corpus Christi: veja o que abre e o que fecha no ponto facultativo desta quinta-feira (8) em Belém

Diversos serviços privados e repartições públicas alteram o horário de funcionamento, enquanto outros serviços podem estabelecer escalas específicas para atender as demandas da população

Gabriel Pires
fonte

O ponto facultativo de Corpus Christi, nesta quinta-feira (8), altera a rotina dos belenenses durante todo o dia, embora a celebração religiosa não seja considerada um feriado nacional. Diversos serviços privados e repartições públicas alteram o horário de funcionamento, enquanto outros serviços podem estabelecer escalas específicas para atender as demandas da população. Portanto, confira o que abre e o que fecha nesta data:

No âmbito municipal, as repartições públicas vão funcionar com a prestação de serviços considerados essenciais à população. A medida está prevista no Diário Oficial do Município (DOM), publicado no dia 14 de fevereiro deste ano, por meio do Decreto Nº 106.179/2023.

Pelo decreto, todas as repartições públicas municipais serão abrangidas nos dias de feriados e pontos facultativos, a exceção do pessoal vinculado às unidades e serviços essenciais ao atendimento da população: unidades de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma); Central de Leitos; Unidade de Pronto Atendimento (UPA); Departamento de Vigilância em Saúde (Devs); Hospital Geral de Mosqueiro; Central de Ambulância 192 (Samu); PSMs Mário Pinotti e Humberto Maradei Pereira; unidades de Urgência e Emergência do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos de Belém (Iasb).

Além da área da saúde, funcionam como essenciais a fiscalização e o Departamento de Feiras, Mercados e Portos, da Secretaria Municipal de Economia (Secon); cemitérios; Departamento de Resíduos Sólidos (Dres), da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan); e setores operacionais da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

Os serviços de Proteção Social de Média e Alta Complexidade; de acolhida em abrigo para crianças e adolescentes; acolhida em abrigo para mulheres vítimas e violência; acolhida em abrigo para adultos e famílias em situação de rua; setor de calamidade e emergência (Sicape); do centro especializado para pessoas em situação de rua e das unidades de plantão da Funpapa e conselhos tutelares são considerados também essenciais conforme o DOM.

Além deles, considera-se também serviços essenciais da Guarda Municipal de Belém, da área de arrecadação; e todo o pessoal sob regime de escala de serviços ou regime de plantão.

Órgãos estaduais

Os expedientes nos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta do Poder Executivo estadual serão facultados nesta quinta-feira (8) e sexta-feira (9). A medida está amparada pelo decreto n° 2.871, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), em edição extra, de nº 35.268, do dia 25 de janeiro de 2023.

Com a decisão em vigor, a prestação de serviço dos dias 8 e 9 de junho de 2023 não sofrerão qualquer prejuízo, pois os órgãos e entidades das áreas de arrecadação, saúde pública, defesa social, parques, museus, teatros e espaços de visitação turística estabelecerão escalas de serviço.

Serviços de saúde

A Policlínica Metropolitana, em Belém, não funcionará na quinta-feira (8). Os hospitais estaduais de gestão direta do Estado (Santa Casa, Ophir Loyola e Hospital de Clínicas, em Belém; Hospital Regional de Cametá, Hospital Regional de Salinópolis e Hospital Regional de Conceição do Araguaia) funcionarão em regime de plantão para atendimento assistencial de pacientes internados e para casos de urgência e emergência, de acordo com os perfis de atendimento de referência de cada um.

Do mesmo modo, funcionarão o Hospital Regional Abelardo Santos e Hospital Público Estadual Galileu, em Belém; o Hospital Materno-Infantil de Barcarena, o Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém; o Hospital Regional Público da Transamazônica, o Hospital Público Geral de Castelo de Sonhos, em Altamira, e o Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba.

O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém; o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua; o Hospital Geral de Tailândia (HGT), o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves; e o Hospital Regional Público do Leste, em Paragominas (HRPL) vão funcionar normalmente na quinta-feira (08) e na sexta-feira (09).

Terminal Hidroviário de Belém

O Terminal Hidroviário de Belém funcionará normalmente na quinta, das 6h às 18h. Os dias e horários das embarcações podem ser conferidos no site.

Espaços culturais e de lazer

Os espaços administrados pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), como é o caso do Museu do Círio, Museu de Gemas, Museu de Arte Sacra, Museu do Estado do Pará, Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, Museu do Forte do Presépio, Memorial da Navegação, Museu da Imagem e do Som, Memoriais do Porto, da Cabanagem e Verônica Tembé, bem como Palacete Faciola, Cemitério da Soledade, Parque Porto Futuro e Parque da Residência estarão abertos normalmente para visitação, de 09h às 17h, no ponto facultativo desta quinta-feira (8) e durante o final de semana. 

Já no Theatro da Paz, nos dias 8 e 9 as visitas estarão suspensas em virtude do ponto facultativo. No sábado, dia 10, haverá visita guiada de 9h às 12h e no domingo, dia 11, o espaço estará fechado.

O Parque Estadual do Utinga funcionará das 6h às 17h; a Estação das Docas das 10h às 2h; e o Mangal das Garças: abre normalmente das 8h às 18h. 

Detran

Não haverá expediente no Departamento de Trânsito do Estado (Detran) durante o ponto facultativo. O atendimento ao público retorna na próxima segunda (12).

Cosanpa

As unidades de atendimento ao público da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) estarão fechadas na quinta-feira (8) e na sexta-feira (9). O atendimento retornará de 8h às 17h de segunda-feira (12).

Hemopa

O Hemocentro sede e posto de coleta Castanheira da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) funcionarão normalmente na quinta-feira (8), das 7h30 às 17h.

Na quinta-feira (8), todas as unidades, com exceção de Altamira, que funciona das 7h às 13h, estarão fechadas. Na sexta-feira (9), estarão em funcionamento as unidades Castanhal, Altamira, Marabá, Tucuruí e Abaetetuba, das 7h às 13h.

Ceasa

Na Central de Abastecimento do Pará (Ceasa) os atendimentos na quinta-feira (8) seguem normalmente, das 20h às 8h. Já na sexta-feira (9) segue no mesmo horário.

Estações Cidadania

Os atendimentos serão suspensos nas Estações Cidadania, em Belém, Ananindeua, Parauapebas, Marabá, Santarém, Tucuruí e Itaituba, nesta quinta-feira (8) e sexta-feira (9). Os atendimentos serão retomados na segunda-feira (12), conforme o agendamento prévio e de acordo com as demandas oferecidas pelos órgãos parceiros nas Estações.

Coren

O Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA) estará fechado de quinta a domingo. O atendimento volta ao normal na segunda-feira (12), às 8h.

Supermercados

Durante o ponto facultativo, os supermercados abrirão normalmente. Cada estabelecimento poderá definir o horário de funcionamento. Não há restrições para o funcionamento, segundo informações confirmadas pela Associação Paraense Supermercados (Aspas).

Bancos

As agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público no dia quinta-feira (8). A determinação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias feriados de âmbito nacional.

Os canais digitais dos bancos, como internet e mobile banking, são uma alternativa para a realização de transferências e pagamento de contas. Já na sexta-feira (9), as agências abrem normalmente para atendimento ao público.

Lotéricas

Durante a quinta-feira, a abertura das lotéricas ficará a cargo de cada gestor. Não há obrigatoriedade de fechamento, conforme informou o Sindicato dos Empresários Lotéricos do Estado do Pará (Sinelepa). Também é de determinação dos administradores da lotéria os horários de funcionamento durante o ponto facultativo.

Comércio

As lojas estabelecidas em vias públicas seguirão funcionando das 8h às 18h; Já o horário das lojas estabelecidas em shopping centers será das 11h às 21h, como estabelecido pelo Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Belém (Sindilojas).

Shopping Center

Shopping Bosque Grão-Pará 

  • Lojas: 11h às 21h
  • Entretenimento e Lazer: 11h às 22h
  • Praça de alimentação e Quiosques de Alimentação: 11h às 22h
  • Restaurantes: conforme a programação 
  • Cinema e teatro: conforme a programação
  • Academia e Crossfit: conforme a programação

Boulevard Shopping 

  • Lojas: 11h às 21h
  • Praça de Alimentação e Lazer: 11h às 22h
  • Restaurantes: 11h às 00h
  • Cinema: de acordo com a programação

Parque Shopping 

  • Lojas: 11h às 21h
  • Praça de alimentação e lazer: 11h às 22h
  • Restaurantes: 11h30 às 23h
  • Cinema: de acordo com a programação

Castanheira Shopping

  • Supermercado Líder: 7h às 22h
  • Alimentação de parques infantis: 11h às 22h
  • Lojas: 11h às 21h
  • Cinema e academia: de acordo com a programação

Shopping Metrópole Ananindeua

  • Lojas e quiosques: 12h às 22h
  • Praça de alimentação e lazer: 12h às 22h
  • Restaurantes: 12h às 00h
  • Cinema: conforme a programação

Shopping Pátio Belém

  • Lojas: 11h às 21h
  • Praça de alimentação: 11h às 22h
  • Academia e cinema: conforme programação

(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão de João Thiago Dias, coordenador do Núcleo de Atualidades)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM