Conheça quem é São Judas Tadeu, o santo das causas impossíveis e urgentes

Em Belém, a paróquia dedicada ao santo, no bairro da Condor, celebra, nesta quinta-feira (26), a elevação à Santuário Arquidiocesano

Gabriel Pires
fonte

Considerado o santo das causas impossíveis e urgentes ou das causas perdidas, a veneração a São Judas Tadeu surgiu na França e na Alemanha no final do século XVIII. No Brasil, a devoção a esse santo é muito popular e surgiu no início do século XX. Em Belém, a paróquia dedicada ao santo, no bairro da Condor, celebra, nesta quinta-feira (26), a elevação à Santuário Arquidiocesano. O momento contará com uma Missa Solene, às 19h, presidida pelo Arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira Corrêa e concelebrada pelos padres da Região Sant’ Ana. Em celebração a esse momento, o portal OLiberal.com reuniu os feitos da vida do padroeiro.  

Devido à forma como foi martirizado, sempre é representado em suas imagens segurando um livro, simbolizando a palavra que anunciou, e uma machadinha, o instrumento de seu martírio. A festa litúrgica é celebrada anualmente em 28 de outubro, data em que é considerada a suposta data de morte dele.

Quem foi Judas Tadeu?

São Judas Tadeu é um dos doze apóstolos de Jesus. Nascido em Caná de Galiléia, na Palestina, ele era filho de Alfeu (ou Cléofas) e de Maria Cléofas. O pai era irmão de São José e a mãe, prima-irmã da Virgem. Com isso, Judas Tadeu era primo-irmão de Jesus, tanto pela parte do pai como da mãe. Um dos irmãos, Tiago, também foi chamado por Jesus para ser apóstolo. Judas Tadeu foi um dos discípulos a quem Jesus apareceu no caminho de Emaús no dia da ressurreição.

Depois da ascensão de Jesus e quando os Apóstolos receberam o Espírito Santo, no Cenáculo em Jerusalém, iniciou a pregação de sua fé no meio dos maiores sofrimentos e perseguições, pela Galileia. Depois viajou para a Samaria e outras populações judaicas divulgando o Evangelho.

Com base nos escritos apócrifos — textos anônimos dos primeiros séculos do cristianismo— da "Paixão de Simão e Judas", é relatado que, após anunciar o Reino de Deus no Egito, Simão encontrou-se com Judas e eles foram evangelizar a Pérsia. Escritos do século VI descrevem o martírio de ambos.

Simão e Judas foram martirizados na Pérsia, na cidade de Sufian, onde foram mortos por pregarem destemidamente a fé em Jesus Cristo. Por causa da pregação deles, grande foi o número de persas que se converteram ao cristianismo. Isso incomodou os poderosos da Pérsia. Por isso, foram condenados à morte. Vários estudiosos das escrituras acreditam que São Judas foi decapitado por carrascos que usavam como ferramenta o machado afiado. Esta era a pena capital mais usada pelos persas na época.

Muitos se converteram ao verem o testemunho destemido de São Judas diante da morte. O corpo de São Judas está sepultado na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O Papa Paulo III escreveu uma bula concedendo indulgência plenária para todos aqueles que rezarem em seu túmulo no dia 28 de outubro, dia da sua festa.

Oração de São Judas Tadeu

São Judas Tadeu, glorioso apóstolo, fiel servo e amigo de Jesus! A igreja Vos honra e invoca por todo o mundo como patrono dos casos desesperados e dos negócios sem remédio.

Rogai por mim que estou tão desolado! Eu Vos imploro, fazei uso do privilégio que tendes de trazer socorro imediato, onde o socorro desapareceu quase por completo. Assisti-me nesta grande necessidade, para que eu possa receber as consolações e o auxílio do céu em todas as minhas precisões, tribulações e sofrimentos.

São Judas Tadeu alcançai-me a graça que Vos peço.

(Faça o pedido da graça que deseja)

Eu Vos prometo, ó bendito São Judas, lembrar-me sempre deste grande favor e nunca deixar de Vos louvar e honrar como meu especial e poderoso patrono e fazer tudo o que estiver ao meu alcance para espalhar a Vossa devoção por toda a parte.

São Judas Tadeu, dos casos desesperados e dos negócios sem remédio, rogai por nós!

São Judas Tadeu, dos casos desesperados e dos negócios sem remédio, rogai por nós!

São Judas Tadeu, dos casos desesperados e dos negócios sem remédio, rogai por nós!

Amém.

(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão de Victor Furtado, coordenador do Núcleo de Atualidades)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM