Comunidade Caju celebra Santa Missa por ocasião do primeiro mês de falecimento do seu fundador

A cerimônia em homenagem à memória do cônego Raul Tavares de Sousa foi realizada na noite desta segunda-feira (10)

Fabyo Cruz
fonte

Na noite desta segunda-feira (10), foi realizada a Santa Missa em homenagem à memória do cônego Raul Tavares de Sousa, fundador da Comunidade Católica Casa da Juventude (Caju), falecido no dia 10 de setembro deste ano. A cerimônia ocorreu na sede da igreja localizada na travessa Mauriti, no bairro da Pedreira, em Belém. A liturgia foi presidida pelo padre Paulo João, assessor eclesiático do local de culto.

image A cerimônia ocorreu na sede da igreja localizada na travessa Mauriti, no bairro da Pedreira, em Belém (Igor Mota/O Liberal)

A missa estava marcada para começar às 19h, no entanto, a cerimônia iniciou somente 15 minutos depois. A celebração começou de fato com canções de louvores tocados pela banda musical da igreja. Em seguida, o padre Paulo João deu início ao ato litúrgico, falando sobre a vida de dedicação do cônego Raul. “A vida desse homem fala muito à igreja de Belém e à Caju pelo seu testemunho: o desejo de fazer a vontade de Deus”, afirmou.

“Então, nós, hoje, estamos aqui louvando e agradecendo a Deus pelo dom da vida de um santo, de alguém que se doou completamente por Deus e para Deus, com a igreja, para que gerasse frutos e, esses frutos, nós vemos aqui né. Destacaremos na missa de hoje a conversão e o reino dos céus, temas que ele gostava muito. Sermos ações, através de nós mesmos produzirmos os céus nos corações das pessoas”, completou.

Paula Vieira, coordenadora-geral da Caju, disse que falar sobre o cônego Raul é uma das melhores recordações que ela tem em sua vida. “Ele sempre foi muito carinhoso com quem o visitava e celebrava com ele. Nós, que somos da comunidade, tivemos a oportunidade de conviver e ser formados por ele, tivemos experiências muito boas e gratificantes. A missa dele sempre tinha muita música, era muito devoto de Nossa Senhora e sempre confiou na juventude”, comentou.      

 

Falecimento e legado

 

O cônego Raul Tavares de Sousa morreu na tarde do dia 10 de setembro de 2022. Ele estava internado desde o dia 25 de agosto, no Hospital Guadalupe, em Belém, após ser diagnosticado com pneumonia e um quadro de infecção grave no abdômen, que o levou a ser internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O cônego foi diagnosticado com um tipo de câncer avançado. A assessoria de comunicação da comunidade Caju informou, na ocasião, que o quadro de saúde dele era irreversível, mas sem sinais de sofrimento.

Raul Tavares tinha 94 anos e, em 1959, fundou a Casa da Juventude em Belém. A Caju tem como objetivo evangelizar os jovens por meio da ação da juventude. Nesse sentido, o trabalho da comunidade é marcado pela prestação de serviços, atuação missionária, encontros espirituais, atividades de assistência social e formação religiosa.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM