Com limitações para viagem, belenenses aproveitam mês de julho em pontos turísticos da cidade
No Portal da Amazônia, familiares e amigos seguem recomendações de saúde para garantir um passeio seguro
Diante das férias de julho e do calor do verão amazônico, muitos belenenses costumam viajar para as praias do litoral paraense. No entanto, por conta das limitações e recomendações de segurança da pandemia da covid-19, alguns optaram por ficar na cidade, aproveitando para passear ou praticar exercícios em pontos turísticos que ficam de frente para a Baia do Guajará.
No Portal da Amazônia, no bairro do Jurunas, uma quantidade moderada de familiares e amigos curtiram a tarde ensolarada desta quarta-feira (08). Para aliviar o calor: camisetas e bermudas mais soltas e leves. Para garantir a saúde: o uso de máscaras de proteção. E como opções de lazer: uma volta de bicicleta, brincadeira com pipa ou uma caminhada com o cachorro de estimação.
A estudante de economia Anne Rodrigues, de 28 anos, mora perto do Portal e costuma frequentá-lo de segunda a sexta, há cinco anos, para praticar atividades físicas. Ela disse que procura manter o máximo de distanciamento social possível e que evita aglomerações. "Fica próximo de onde moro. Vou à tarde, porque geralmente tem menos fluxo de pessoas. No caso de haver acomodação, usar máscara e evitar contato físico, isso durante as atividades físicas", pontuou, durante o passeio desta tarde de quarta.
Com receio dos riscos do novo coronavírus, a jovem preferiu não viajar este ano. "Por conta da covid-19, pretendo evitar viajar e ficar por Belém. Dá para esperar a pandemia passar para voltar às rotinas de viagem e lazer", disse. Por enquanto, ela reforça os cuidados. "Quando a passeio, tô sempre de máscara, álcool em gel e evito ter contato físico, como abraços, beijos para cumprimentar e apertos de mão", relatou Anne.
Cuidados
A infectologista Helena Brígido diz que o ideal ainda é ficar dentro de casa. No entanto, se a pessoa sair, algumas recomendações são essenciais. "Primeiramente, as pessoas poderiam evitar sair em grupos, evitar transporte com carro próprio com pessoas não residentes no mesmo domicílio, levar mais de uma máscara devido a possibilidade de caminhada, ficar suado ou muito tempo fora de casa", orientou.
Outras dicas listadas pela especialista são: fazer pequenas refeições ou jantar, dependendo do horário, para que tem a menor possibilidade de alimentar-se e ter que tirar a máscara; levar o seu próprio vasilhame de água para evitar a compra no local e ter que pegar em dinheiro, em garrafas de água etc; evitar aglomerações; evitar o uso de banheiro público; não demorar muito a voltar para casa; e levar vasilhame pequeno de álcool a 70% ou álcool em gel para uso individual.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA