Com investimento do Ministério das Cidades, Ver-o-Peso inicia obra de saneamento e esgoto
As intervenções já haviam sido anunciadas em setembro deste ano pelo ministro das Cidades, Jader Filho, em uma das visitas ao Pará
Como parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Complexo Ver-o-Peso recebe seu primeiro tratamento de esgoto após 123 anos de existência. A obra foi iniciada na última quinta-feira (21) e o foco do projeto é a redução dos poluentes e a melhoria da qualidade de vida da população. O investimento foi liberado pelo Ministério das Cidades e soma R$ 16,6 milhões.
As intervenções já haviam sido anunciadas em setembro deste ano pelo ministro das Cidades, Jader Filho, em uma das visitas ao Pará. A iniciativa leva em conta o tratamento e implantação da rede de esgoto, no perímetro da Boulevard Castilho França, que se estenderá por quatro quilômetros até a praça do Relógio.
VEJA MAIS
Segundo o ministro, será feito o esgotamento sanitário do Complexo Ver-o-Peso, sendo uma das obras que preparam a capital paraense para receber a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), marcada para novembro do ano que vem. A iniciativa é do governo federal, mas tem parceria com o governo do Estado, para melhorar a qualidade de vida da população e dos comerciantes e turistas.
"Além disso, vamos realizar a revitalização da Orla de Icoaraci. É muito importante prestar contas com a população e mostrar que o nosso trabalho está caminhando com o presidente Lula, em parceria com os estados para que a gente possa transformar as cidades”, destacou Jader Filho.
PAC
Nas ações do Novo PAC, foram assinados contratos para intervenções de regularização fundiária, urbanização e qualificação do Canal Ariri Bolonha e da Bacia Hidrográfica do Mata Fome, em Belém, e para implantação de rede de abastecimento de água em áreas rurais. Os investimentos, nos cinco contratos, ultrapassam R$ 343 milhões.