Coleta de Emaús 2025 ocorrerá em junho e está com inscrições abertas para voluntários em Belém
A tradicional campanha anual de arrecadação ocorrerá no dia 29 de junho
A 52ª edição da Grande Coleta de Emaús foi antecipada para o dia 29 de junho. A tradicional campanha anual de arrecadação de materiais recicláveis foi adiantada devido às mudanças no calendário da capital paraense diante da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas - COP 30. A decisão busca garantir maior eficiência na coleta e no engajamento de parceiros. Além disso, estarão abertas até o dia 13 de maio as inscrições para voluntários interessados em ajudar na arrecadação, triagem e logística.
A antecipação, além de garantir uma logística mais eficiente, visa preparar a estrutura do galpão do instituto para receber novas doações. A Coleta de Emaús inclui a montagem de pontos de arrecadação em vários bairros, para incentivar as doações de itens como roupas, brinquedos, eletrônicos, móveis, eletrodomésticos, alimentos não perecíveis e livros. A coleta é feita das 8h às 17h. Além dos pontos fixos, caminhões coletores passam por um roteiro já determinado.
VEJA MAIS
Voluntários
Os corações solidários que desejam se voluntariar podem se inscrever até o dia 13 de maio de 2025. Os interessados em ajudar serão direcionados para a arrecadação, triagem e também logística no dia da coleta. O cadastro é feito através do formulário de inscrição no site do Movimento de Emaús.
Missão
A coleta anual do Movimento República de Emaús, além do impacto ambiental, reforça o trabalho de educação e mobilização comunitária. Este ano a temática do evento será a mesma do ano passado: ‘Vivendo o presente, projetando o futuro: cuidar do meio ambiente é defender crianças, adolescentes e jovens’. O tema é uma carta a ser entregue para a população, refletindo sobre a missão do movimento e, agora, a defesa de direitos vinculada à defesa do meio ambiente.
O Movimento República de Emaús é uma organização social que atua em Belém do Pará há mais de 50 anos, com foco na inclusão social de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. Com sede na avenida Padre Bruno Sechi, n.º 17, no bairro do Bengui, a instituição trabalha com a educação, capacitação profissional e sustentabilidade, promovendo ações que unem geração de renda, reciclagem e preservação ambiental.