MENU

BUSCA

Grande Coleta de Emaús é realizada neste domingo e mobiliza sociedade com doações

Foram montados vários pontos fixos em Belém, e há também caminhões de arrecadação passando pelas ruas

Elisa Vaz

Este domingo (29) está sendo marcado pela solidariedade em Belém. Está sendo realizada a 51ª edição da Grande Coleta de Emaús 2024, que inclui a montagem de pontos de arrecadação em vários bairros, para incentivar as doações de itens como roupas, brinquedos, eletrônicos, móveis, eletrodomésticos, alimentos não perecíveis e livros. A coleta começou a ser feita às 8h e vai até as 17h e, além dos pontos fixos, caminhões coletores passam por um roteiro já determinado.

Um dos pontos de arrecadação foi montado na Praça Brasil, no bairro Umarizal, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8). Segundo a advogada Celina Hamoy, que atua no Emaús e estava participando da coleta, a ação é um exercício de solidariedade. “Nós estamos há 51 anos fazendo esse processo de educação pela proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes e proteção do meio ambiente, fazendo com que as pessoas pensem sobre a ressignificação daquilo que têm em sua casa que não usam mais. Isso diminui a quantidade de lixo e ainda motiva a solidariedade”, afirmou.

Os materiais que foram doados, segundo ela, serão direcionados à sede do Movimento de Emaús, onde há um galpão. Lá, tudo será separado, reparado e reformado, caso haja necessidade, e depois os itens são vendidos a um custo bem mais baixo para a comunidade e pessoas que moram no entorno. O foco é garantir a manutenção das ações do movimento com crianças e adolescentes, tanto no enfrentamento da violência como do trabalho infantil.

VEJA MAIS

Campanha da Grande Coleta de Emaús é lançada em Belém com meta para voluntários e arrecadações
Agendada para o dia 29 de setembro, a iniciativa do Emaús pretende arrecadar objetos e roupas em bom estado de conservação

Quer doar para a Grande Coleta do Emaús? Veja como será o serviço neste domingo
A meta deste ano é arrecadar cerca de 7.000 itens

Quem estava na Praça Brasil na manhã deste domingo (29) era a dona de casa Luzia Moutinho, de 62 anos, que foi doar um fogão. “Eu acho que a solidariedade é muito importante. Hoje em dia, o mundo está precisando de mais amor, de mais paz, de mais compreensão, de ajuda próxima. Aqui no Emaús, é a primeira vez que estou doando, porque, geralmente, quando eu tenho alguma coisa, dou para amigos ou conhecidos. Se cada pessoa ajudasse alguém do seu lado, teríamos mais união e solidariedade, o mundo está precisando disso”, disse.

Em outro local, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Fátima, o movimento também era intenso pela manhã. Aos 40 anos de idade, o enfermeiro Alex Lobato compareceu à coleta para doar alguns itens, como um liquidificador, um micro-ondas, fone de ouvido e roupa, que não tinham mais utilidade em sua casa. “Eu acho que doar é muito importante, mais do que simplesmente se desfazer. Se você pode estar dando continuidade àquele uso e você não está necessitando daquilo, é a melhor opção que tem. Sempre que possível eu faço doações”, contou.

A voluntária da grande coleta Sabrina Costa afirmou que o fluxo de pessoas começou bem cedo, até mesmo antes, no sábado (28). A maior importância da ação, segundo ela, é estimular a solidariedade. “Como o padre Bruno fazia, estamos, em um único dia, promovendo essa solidariedade, união, compartilhando ações solidárias com todos e para todos”, mencionou. Os itens arrecadados serão doados, e os que envolvem a parte eletrônica serão manuseados por uma equipe de jovens aprendizes que tem parceria com o projeto.

Belém