Círio de Nossa Senhora do Bom Remédio movimenta fiéis em Belém neste domingo, 01

A tradicional celebração, que ocorre no conjunto Satélite, tem como tema “Maria mestra da oração” e reúne uma multidão de fiéis desde as primeiras horas do dia.

Dilson Pimentel e Gabi Gutierrez

Neste domingo, o bairro Coqueiro, em Belém, recebe a 46ª edição do Círio de Nossa Senhora do Bom Remédio. A tradicional celebração, que ocorre no conjunto Satélite, tem como tema “Maria mestra da oração” e reúne uma multidão de fiéis desde as primeiras horas do dia. A programação iniciou com uma Santa Missa às 7h30 na Comunidade do Imaculado Coração de Maria, presidida pelo padre Rubinei Coelho, da Arquidiocese de Santarém. Em seguida, a procissão percorre várias ruas até o Santuário Nossa Senhora do Bom Remédio.

 
O padre Richardson Santos, Pároco da Paróquia do Santuário Nossa Senhora do Bom Remédio, falou sobre mais uma edição do Círio. “Com alegria, iniciamos mais um Círio de nossa padroeira, com o tema ‘Maria mestra da oração’. E, nesta graça, estamos assim, então, nos preparando para o Grande Jubileu de 2025, que tem como proposta e chamativa de sermos peregrinos da esperança”, disse.

“E este ano, o Papa Francisco nos convoca a vivermos a experiência da oração, nos preparando para o ano jubilar. Daí, então, a proposta da nossa festividade com Maria na intimidade da oração, sendo ela este modelo para nós na oração”, disse.

O padre também falou sobre Nossa Senhora do Bom Remédio. “Ela tem a sua devoção partindo de uma confraria da Santíssima Trindade. Desde então, ela quis se fazer presença aqui no nosso conjunto e na nossa Igreja de Belém. Então, esse já é o 46º Círio de Nossa Senhora do Bom Remédio, e o primeiro como Igreja Santuário, aqui na Região Episcopal do Coração Eucarístico de Jesus”, explicou.

“Hoje é dia só de agradecer”, diz agente de saúde de 60 anos

Morando no Marajó, o assistente social Rian Gomes de Souza, 58 anos, fez questão de participar dessa caminhada de fé. “Junto com a minha mãe, nós colocamos a pedra fundamental da igreja Nossa Senhora do Bom Remédio. Foi numa tarde muito chuvosa, na época do então arcebispo Dom Alberto Vicente Zico. E, desde lá, seguimos o Círio de Nossa Senhora do Bom Remédio em toda a comunidade do Satélite”, disse.
Ele acompanha há procissão há mais de 30 anos. “Ela representa tudo, porque em vários momentos da nossa vida, a gente precisou dela, pela saúde, pela nossa comunidade, pelo crescimento da comunidade do Bom Remédio, tudo isso faz parte da nossa vida”, contou Rian, emocionado. Ele afirmou que sua mãe, Marilda Gomes de Souza, está com 98 anos e não pôde participar do Círio. “Ela não está podendo andar, está em casa, mas as minhas relações também são por ela”, disse.
A agente de saúde Vanda Lopes, 60, mora há 30 anos no conjunto Satélite e acompanhou a passagem da imagem da santa. “Todo mundo se reúne nas suas casas para, no primeiro dia de setembro, receber a nossa mãezinha, que é a nossa padroeira”, contou. “Hoje é um dia de agradecer, com certeza. Eu acho que não tem o que pedir porque a mãe sabe o que o filho precisa”, disse.

O trajeto da procissão inclui um percurso que passa pelas ruas do conjunto Pedro Teixeira, Rua A, avenida Mário Covas, SN1, WE11, SN9, WE7, COSANPA, SN6, e WE8, até a chegada à Igreja Matriz. Ao fim do percurso, outra missa acontece, desta vez conduzida pelo padre Humberto Paiva, Vigário Episcopal da Região Coração Eucarístico de Jesus. Às 19 horas, a celebração será presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém.


CÍRIO NOSSA SENHORA DO BOM REMÉDIO

A festividade começou na quinta-feira (29) e segue até o dia 8 de setembro, com missas diárias e uma programação cultural que inclui padres convidados. Na segunda-feira (2), Dom Raimundo Possidônio, Bispo da Diocese de Bragança, presidirá a celebração, enquanto na quarta-feira (4), a missa será conduzida por Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém. O encerramento ocorre no próximo domingo (8), com a Missa do 1° aniversário do Santuário e será presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM