Biblioteca Municipal Avertano Rocha recebe programação cultural com oficinas e contação de histórias
A programação, no espaço localizado em Icoaraci, iniciará na segunda-feira (10) com atividades em alusão ao carnaval

A Biblioteca Municipal Avertano Rocha (BPMAR), no bairro do Cruzeiro, em Icoaraci, distrito de Belém, receberá, entre segunda-feira (10) e sexta-feira (14) programações culturais em alusão ao carnaval. As atividades do “carnaval literário” envolverão brincadeiras, oficinas, baile e contação de histórias para as crianças e jovens. A ação é gratuita e aberta ao público.
Com início a partir das 9h da manhã, no primeiro dia, o objetivo da ação é promover ações inclusivas para todas as idades. "A ideia é sempre fomentar o hábito da leitura, então a gente não desassocia o Carnaval da leitura, não desassocia da arte, da integração e desse brincar que também faz parte", explica a diretora da Biblioteca Avertano Rocha, Gorette Figueiredo.
Histórias
Entre os dias 10 e 14 de março, sempre às 9h, haverá o momento de contação de histórias para crianças e adolescentes. Quem conduzirá esse momento será Katulo Gutierrez, que lerá a obra "Como Surgiu o Pau de Chuva e o Trovão", da escritora paraense Inaiá Paes.
Já entre os dias 10 a 13 de março, de 9h30 às 12h, crianças, jovens e adultos poderão participar da oficina de adereços para o Carnaval com reaproveitamento de resíduos sólidos. Entre eles, garrafas PET, tampinhas, caixas de papelão, embalagens de biscoito, CDs e DVDs, além de jornais e revistas.
Baile
Para encerrar a programação, no dia 14 de março, os participantes participarão de um baile na própria biblioteca, utilizando os adereços criados nas oficinas. Haverá apresentações de danças, brincadeiras e um concurso que premiará a criança mais animada do dia.
O carnaval literário é uma tradição. A programação é planejada e promovida pela Biblioteca Avertano Rocha, localizada na rua Siqueira Mendes com a travessa São Roque, desde 2006 como uma forma de incluir as crianças em programações carnavalescas. Ao mesmo tempo, a proposta também é incentivar a leitura e promover escritores regionais.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA